27/09/2012

Encontro discutiu nesta quinta-feira Política de Redução de Danos

Consultório na Rua pode ser ampliado em Resende, anuncia Ministério da Saúde

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta quinta-feira, dia 27 de setembro, o Fórum Intersetorial de Saúde Mental, com o tema "Política de Redução de Danos e Consultório de Rua". O evento reuniu no anfiteatro do Espaço Z, das 8 às 12 horas, representantes das Secretarias de Saúde, de Educação e de Assistência Social e Direitos Humanos, além de entidades não-governamentais.

Na abertura do evento, a técnica do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Camila Franco, explicou que Resende pode pleitear junto ao Ministério mais um Consultório na Rua. Essa conquista foi graças à estruturação do projeto no município.

A abertura do fórum foi feita pela Coordenadora de Saúde Mental do Município, Ângela Monteiro, e contou ainda com as presenças da Diretora de Atenção Básica em Saúde, Ana Paula Bueno, e do coordenador do Consultório de Rua de Resende, Felipe de Jesus Dadan.

Ângela Monteiro explicou que os Fóruns de Saúde Mental são realizados bimestralmente desde 2009, sempre discutindo temas diferentes e relevantes para a área de saúde mental. Nesta edição o tema abordado foi o Consultório na Rua, um projeto iniciado em 2011 na cidade, que conta com dois psicólogos, um enfermeiro e dois agentes socioculturais. A ação foi implantada com recursos do Governo federal, no valor de R$ 150 mil, viabilizados através do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, coordenado pelo Ministério da Saúde.

O consultório faz parte da Política de Redução de Danos e dispõe ainda de uma Van, que circula com a equipe pela cidade realizando a abordagem dos usuários na rua.

- Este fórum foi bastante positivo, pois mostrou que Resende está no caminho certo nas políticas desenvolvidas neste setor. A prova disso foi a presença de uma representante do Ministério da Saúde, que ainda nos deu a notícia de que a Prefeitura pode solicitar mais um consultório, o que ainda será avaliado pela Secretaria de Saúde, já que isso dependerá de uma nova estrutura, que inclui a aquisição de mais um veículo adaptado e a contratação de mais seis profissionais, mas ficamos bem animados com a notícia - explicou Ângela Monteiro.

O programa tem dado um resultado tão positivo no Município, que representantes das áreas de Saúde Mental dos municípios de Volta Redonda, Barra Mansa e Porto Real participaram do evento com o objetivo de conhecer o serviço, já que Resende foi a pioneira em sua implantação na região.

Palavras chaves: SAÚDE