Assistência Social e Direitos Humanos

03/05/2011

Construção de casas populares na Morada da Barra começa nos próximos dias

Baixada da Olaria também será contemplada com projetos de habitação

Construção de casas populares na Morada da Barra começa nos próximos dias

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende inicia na primeira quinzena deste mês a construção de 30 casas populares na Morada da Barra, bairro localizado na região da Fazenda da Barra. As unidades serão destinadas às famílias selecionadas através do cadastro da Diretoria de Habitação do Município, dentro dos critérios estabelecidos pelo Governo Federal. Na foto, o terreno onde as residências serão construídas. Cada uma das moradias previstas para esta comunidade terá 32 metros quadrados de extensão e será composta por um quarto, uma sala, uma cozinha e um banheiro. O valor total do investimento é de aproximadamente R$ 742 mil reais, sendo R$ 493 mil provenientes do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), através do FNHIS (Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social) e R$ 249 mil como contrapartida da Prefeitura. O prazo previsto para o término da construção do empreendimento é de seis meses. A entrega dos imóveis vai acontecer logo após a conclusão das obras. Segundo o diretor de Habitação da Prefeitura, Natalino de Abreu, os critérios que definiram a escolha das famílias para as residências da Morada da Barra foram os seguintes: renda de até um salário mínimo, moradores que vivem em áreas de risco, vulnerabilidade social, idade acima de 65 anos e cidadãos portadores de deficiência física. Nos dois últimos casos, a escolha ocorreu por meio dos respectivos percentuais estabelecidos em lei. - O trabalho de seleção teve a participação de uma assistência social, que acompanhou as famílias desde a fase de inscrição até a escolha final. Todos os procedimentos atenderam às normas estabelecidas pelo Governo Federal para os programas de habitação popular – disse o diretor, acrescentando que a prestação mensal a ser paga pelos mutuários deste empreendimento será de R$ 50,00 e os imóveis poderão ser pagos em um prazo aproximado de seis anos. Além das casas da Morada da Barra, a Prefeitura já realiza conversações visando à implantação de outros dois empreendimentos habitacionais no Município. Nos dois casos, as conversações se encontram bem avançadas. Um dos empreendimentos previstos é a construção de 72 apartamentos na Baixada da Olaria, através de uma parceria da Prefeitura com a CEHAB-RJ (Companhia Estadual de Habitação do Estado do Rio de Janeiro). Os critérios para a escolha das famílias vão ser os mesmos que foram aplicados na seleção destinada às residências da Morada da Barra. Cada apartamento da Baixada da Olaria terá 46 mil metros de área construída, divididos entre dois quartos, uma sala, uma cozinha e um banheiro. O investimento está estimado em mais de R$ 5,5 milhões. A Prefeitura já realizou serviços de infra-estrutura destinada a este empreendimento, e o projeto técnico está sendo analisado pela CEHAB-RJ. A seleção das famílias ocorrerá a partir da assinatura do contrato para a realização das obras. O outro projeto prevê 240 apartamentos, que também serão construídos na Morada da Barra. Neste caso, as obras serão realizadas por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida com o objetivo de atender famílias com renda de até três salários mínimos. Este empreendimento está orçado em mais de R$ 8 milhões. O respectivo projeto técnico passa por adequações no Governo Federal. Cada apartamento terá dois quartos, sala, cozinha e banheiro. As obras começarão no segundo semestre.
Palavras chaves: MORADIA