06/12/2010

Conselho Tutelar: eleitos pelo voto direto tomarão posse em janeiro

Eleição atrai mais de dois mil eleitores às urnas

Conselho Tutelar: eleitos pelo voto direto tomarão posse em janeiro

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

O Conselho Tutelar de Resende tem nova composição para o triênio 2011-2013. Os cinco conselheiros e os cinco suplentes foram escolhidos pela população neste domingo, dia 05, através da eleição direta organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente  e a Fundação CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende).

A primeira eleição direta dos membros do Conselho Tutelar se tornou possível graças à uma lei de autoria do prefeito José Rechuan (DEM), aprovada pela Câmara de Vereadores. Os eleitos tomarão posse no dia 02 de janeiro.

Ao todo, 2.394 eleitores compareceram às urnas eletrônicas instaladas em nove escolas municipais. De acordo com a apuração, foram computados 2.379 votos válidos, dois  em branco e 13 nulos.

A divulgação oficial do resultado, no entanto, está prevista para o dia 13 de dezembro. Isso porque o regulamento do pleito estabelece prazos para a apresentação e análises de recursos. De acordo com a presidente do CONFIAR, Maria Virginia de Mello Soares da Rocha, “todo o processo transcorreu de forma tranqüila”.

- Não registramos incidentes graves durante a votação. Acredito que esta forma de escolher os membros do conselho, com o voto popular, abre uma nova época de atuação da entidade, pois ela respalda a escolha dos conselheiros e aumenta o interesse da população para as questões ligadas ao segmento da criança e do adolescente – disse Maria Virgína.

Os cinco conselheiros titulares eleitos no pleito de ontem foram os seguintes: Patrícia Cerqueira Cavalcante (363 votos);  Ana Carolina de Oliveira Costa (299 votos); Luís Antônio Fidelix (205 votos); Wanderléia Vieira da Silva Tavares (188 votos) e Elisa Maria dos Santos Martins (161 votos).

Para os cargos de suplentes foram escolhidos Analice Nunes Lopes (153 votos), Paula Maria Lopes da Silva Batista (128 votos), Maria Isabel da Cruz (119 votos), Maria Leny de Almeida Paiva (155) e Mislene da Silva Santos (101 votos).

Na foto, Maria Virgínia discursa ao lado do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Paulo César da Silva (à direita).

Palavras chaves: RESULTADO