08/07/2010
Conselho Municipal de Cultura debate mudanças no Regimento Interno
Encontro para discutir modificações acontece no dia 15
Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR
O Conselho Municipal de Cultura de Resende está convidando a classe artística de Resende, entidades ligadas às manifestações artísticas e demais cidadãos interessados no assunto a participarem da reunião que debaterá os pontos a serem reformulados no Regimento Interno do segmento. A necessidade do debate foi decidida, por unanimidade, de forma deliberativa pelos membros do Conselho, durante uma reunião realizada na semana passada.
O debate está marcado para o dia 15 de julho, quinta-feira da próxima semana, às 18 horas, no salão nobre da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda. Para participar, os interessados devem se inscrever na própria Fundação até esta sexta-feira, dia 09, no horário de 8 horas ao meio-dia e das 14 às 17 horas. Devido ao curto período de tempo para as inscrições, o presidente da Fundação Casa da Cultura e do Conselho Municipal de Cultura, André Whately (foto), pretende propor aos demais membros do Conselho a prorrogação das inscrições até o dia 14 de julho, mas a medida ainda não aprovada oficialmente.
No entendimento do presidente da Casa da Cultura, “este debate representará uma oportunidade de se discutir questões constantes no Regimento que dão margem a dúvida de interpretação”. Como exemplo, ele cita a permissão ou não de um membro do Conselho apresentar um projeto cultural para concorrer aos benefícios da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Ele também aponta a necessidade de se esclarecer o que é fomento à Cultura, “normatizando os critérios para que isto aconteça”.
- Ao fazer sua inscrição, o interessado receberá a cópia do Regimento Interno atual para que possa entendê-lo e com isso formular suas sugestões para o debate que iremos promover no dia 15. É a oportunidade de reformularmos o regimento, tornando-o mais transparente e eficaz para o desenvolvimento da cultura no nosso município – afirmou Whately.
Em função destas questões a serem debatidas, os membros do Conselho decidiram, também por unanimidade, paralisar por três meses o recebimento de novos projetos para análise pela Lei de Incentivo à Cultura.
Palavras chaves: REFORMULAÇÕES