19/04/2011

Conselho Federal de Odontologia reconhece trabalho da Prefeitura pela saúde bucal

Município recebe honraria em cerimônia com a presença de autoridades da União

Crédito: Divulgação - ACOM/PMR

Ao receber sábado à noite, no Rio de Janeiro, o Prêmio Brasil Sorridente, o prefeito José Rechuan (DEM) ouviu do presidente do CFO (Conselho Federal de Odontologia) um reconhecimento ao trabalho da Prefeitura de Resende visando melhorar o atendimento à população na área da saúde bucal.

Na edição deste ano do Prêmio, que é promovido pelo próprio Conselho de Odontologia, Resende ficou em primeiro lugar dentro do Estado do Rio de Janeiro e foi considerada a segunda melhor em todo o Brasil.

A solenidade de premiação reuniu cerca de 900 pessoas e também comemorou os 47 anos do CFO (foto).

Além do prefeito, que estava acompanhado pela primeira dama do Município, Ana Paula Rechuan, participaram da cerimônia, realizada no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, o secretário municipal de Saúde, Daniel Brito; a coordenadora do Programa de Saúde Bucal da Prefeitura de Resende, Paola Galito; a supervisora de Saúde Bucal do Município, Isabela Cortona; e o diretor do Hospital Municipal de Emergência, João Marcos Mattos, responsável pela implantação da maioria das ações bucais realizadas atualmente pelo Município.

O Governo Federal foi representado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, e pelo coordenador de saúde bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Alfredo Bucca Júnior, representante do titular desta pasta, Alexandre Padilha.

- O Prêmio Brasil Sorridente ressalta a importância de investimentos e premia municípios que não medem esforços para proporcionar cada vez mais qualidade no serviço prestado, investindo em melhores condições de trabalho aos profissionais envolvidos. É o incentivo e o reconhecimento às cidades que trabalham em prol da saúde bucal para todos, principalmente para aqueles que não têm acesso a esse tipo de atendimento – ressaltou o presidente do Conselho de Odontologia, listando o nome de todas as cidades premiadas.

Ailton Rodrigues frisou ainda a importância do trabalho da Prefeitura de Resende na área de saúde bucal ao afirmar que as ações no setor realizadas pelos municípios premiados na cerimônia de sábado se refletem em todo o país.

Ele lembrou que, no ano passado, o Brasil passou a ocupar a quarta colocação em publicações internacionais sobre odontologia.

- O Brasil possuía tecnologias avançadas, mas uma enorme dívida social. Hoje, 85 por cento das cidades brasileiras possuem equipes de saúde bucal e a comprovação está entre os municípios que estão recebendo a premiação – frisou.

Implantado pela administração do prefeito José Rechuan (DEM) em março de 2009, o Programa Cárie Zero – uma das ações que contribuíram para Resende ficar entre os vencedores do Prêmio Brasil Sorridente pelo segundo ano seguido – atende atualmente quase oito mil estudantes da rede pública com ações de prevenção e tratamento dentário.

O programa, que começou em três escolas, funciona atualmente em 21 unidades de ensino.

No ano passado, Resende tinha se classificado em primeiro no Estado e em quinto a nível nacional. Portanto, em 2011, o Município manteve a colocação dentro do território fluminense e melhorou três posições na classificação nacional.

Além do Programa Cárie Zero, a Prefeitura realizou outras obras e serviços na área de saúde bucal a partir de janeiro de 2009, entre elas a reforma e ampliação do Centro Odontológico de Resende, a entrada em funcionamento do NEO (Núcleo de Especialidades Odontológicas) de Engenheiro Passos, a aquisição de 175 novos equipamentos destinados às unidades dentárias, a criação do programa de atendimento domiciliar para pacientes acamados e a implantação do serviço odontológico para pessoas internadas no Hospital de Emergência.
Palavras chaves: PRÊMIO BRASIL SORRIDENTE