Fazenda

24/06/2015

Conselho de Cultura aprovou 12 projetos por meio da Lei de Incentivo

Feira do Livro de Resende foi um dos eventos incentivados neste ano

Conselho de Cultura aprovou 12 projetos por meio da Lei de Incentivo

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

O Conselho Municipal de Cultura (Comcultura) aprovou neste ano 12 projetos através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei 1.805/93). Segundo o presidente do conselho e da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Ângelo Tramezzino, entre os projetos destacam-se a FLIR (Feira do Livro de Resende), no valor de cerca de R$ 99,9 mil; o filme Turbulência, no valor de R$ 71,6 mil aproximadamente; a Festa do Pinhão, no valor de R$ 100 mil; e a Festa do Fogueirão, R$ 99 mil.

- De acordo com a nova regulamentação, o governo tem que destinar um valor anual de recursos de renúncia fiscal de zero a 5% de impostos do município para serem destinados aos projetos. No início do ano a Secretaria Municipal de Fazenda nos informa o valor que será destinado. Para 2015, este valor foi de R$ 1 milhão - explicou Ângelo.

O Presidente explicou que dentro deste montante foram aprovados 12 projetos. Como o teto já foi atingido, a Fundação encerrou a inscrição de novas propostas para 2015, mas as que já foram entregues continuarão tramitando no Conselho Municipal de Cultura (Comcultura) e, se aprovadas, poderão iniciar a captação de recursos beneficiando-se da Lei em 2016.

Todos os projetos são avaliados pelo Conselho e são certificados de acordo com os critérios da Lei Municipal. Dezesseis propostas encontram-se em tramitação atualmente e, de acordo com o presidente, não terão prejuízo de andamento. Elas continuarão a serem avaliadas pelo Comcultura e, não havendo pendências, serão certificadas em 2016.

- Este ano tivemos uma redução no montante do valor a ser destinado aos projetos culturais através da Lei de Incentivo por conta da queda na arrecadação do Município, mas não avaliamos essa redução como negativa, uma vez que a nova regulamentação tornou a lei mais acessível aos artistas e produtores culturais. Conseguimos aprovar uma boa quantidade de projetos e de relevância, como a FLIR, que aconteceu recentemente no Parque de Exposições - destacou Ângelo.

Palavras chaves: CULTURA