16/11/2011

Tributo à Clara Nunes acontecerá no CCRR

Conselho da Igualdade Racial será empossado nesta quinta-feira

Crédito: Wagner Alves - ACOM PMR

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro), a Prefeitura, por meio da Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, realizará diversas atividades que terão como objetivo resgatar a história da comunidade negra no Município.  Os eventos começarão nesta quinta-feira, dia 17, com a posse do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e se encerram no domingo, 20, durante a realização do Programa Resende Saudável Itinerante, no bairro Surubi.

A posse dos conselheiros nesta quinta-feira está marcada para às 15 horas, na Casa dos Conselhos Municipais, que se localiza em frente à residência oficial do general da AMAN, no Centro de Resende. O evento contará com as presenças de autoridades municipais; representantes da Associação Cultural Boi Bumba; Associação de Capoeira Raiz Negra; Comunidades de Terreiros; Capoeira Raiz de Angola, FAMAR (Federação das Associações de Moradores de Resende) e Pastoral Afro.  Serão empossados 12 conselheiros para um mandato de dois anos. Os conselheiros representarão as  entidades presentes na solenidade.

De acordo com a titular da Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Sônia Maria de Freitas (foto), os novos conselheiros já terão a missão de debater a inclusão do Ensino da História da África e da Cultura Negra, na grade curricular dos alunos da rede municipal, conforme prevê a Lei número 10639/2003.  Outra discussão já iniciada com a Secretaria Municipal de Saúde se refere às doenças recorrentes na população negra.

- Os assuntos já estão sendo trabalhados pela Coordenadoria e as pautas serão levadas para as reuniões do Conselho. Através das entidades os pleitos terão uma abrangência maior dentro do nosso Município - afirma a coordenadora.

As comemorações do Dia da Consciência Negra continuam na sexta-feira, dia 18, com o espetáculo de música e dança intitulado "Tributo a Clara Nunes". A apresentação está marcada para às 19 horas, no CCRR. Já no sábado, às 16 horas, no Parque Zumbi, será realizado um culto de comunidades de terreiros. No mesmo dia, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, acontecerá uma Missa Afro-Brasileira, às 19 horas, promovida pela Pastoral Afro.

O encerramento das comemorações será realizado no domingo, dia 20, durante o Programa Resende Saudável, no bairro Surubi. Para este dia, a Coordenadoria programou apresentações de Jongo e Capoeira.  A programação desta edição do Resende Saudável prevê ainda um show com o cantor Buchecha.

- A programação das atividades relacionadas ao Dia da Consciência Negra representa uma oportunidade para divulgarmos todo o trabalho que vem sendo feito pelo poder público em parceria com as entidades do Município. Estaremos convidando e mobilizando a população a participar dos debates voltados para a população negra - adianta Sonia Freitas.

Palavras chaves: Comunidade