Resende

17° Min25º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública Disque 100

Notícia

16/10/2013

Consórcio promove Fórum para discutir segurança pública na região

Evento acontece na próxima terça-feira, dia 22, na unidade da UBM em Volta Redonda

Consórcio promove Fórum para discutir segurança pública na região

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

   O Consórcio Intermunicipal de Segurança com Cidadania do Médio Vale do Paraíba Fluminense (CISEGCI) promove na próxima terça-feira, dia 22 de outubro, na Unidade Cicuta do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), em Volta Redonda, o I Fórum Regional de Segurança Pública do Médio Vale do Paraíba Fluminense, que faz parte do primeiro Programa Regional de Prevenção à Violência do Estado do Rio de Janeiro. O consórcio tem como presidente o prefeito de Resende, José Rechuan (PP), e como diretor-executivo o Superintendente de Ordem Pública do Município de Resende, José Antônio dos Santos, - o vice-presidente é o prefeito de Itatiaia, Luís Carlos Ypê.

   - O consócio, criado em 2011, integra 13 municípios. Ele representa um marco histórico não apenas para região, mas para todo país, pois foi o segundo consórcio constituído no Brasil para tratar especificamente do tema segurança pública - explicou José Antônio dos Santos, salientando que durante o fórum serão discutidas e definidas as diretrizes que fundamentarão a criação da Política Pública Regional de Segurança e do Programa de Prevenção à Violência da Região.

   O fórum será aberto às 8 horas, com o credenciamento dos participantes, e a abertura será às 9 horas com pronunciamentos do presidente da entidade e de representantes dos governos do estado e federal. Às 9h50, os integrantes do CISEGCI falarão do "Papel dos municípios na segurança", abordando temas como Guarda Municipal, drogas, grupos vulneráveis, participação da sociedade e articulação com outros órgãos. No período da manhã, a participação é aberta ao público em geral, que precisará fazer o credenciamento para o evento no local, que tem capacidade para 500 pessoas.

   Após o intervalo para o almoço, às 14 horas, o fórum será reiniciado com a realização de 11 grupos de trabalho, em que os participantes vão debater os problemas e apontar possíveis soluções. Para participar dos grupos temáticos, os interessados devem se inscrever no site do UBM - www.ubm.br -, pois as salas em que serão realizadas cada discussão têm capacidade para 40 pessoas cada uma. As inscrições serão feitas até o preenchimento de todas as 440 vagas.

   Os grupos discutirão os seguintes temas: Gestão Participativa e Integrada; Planejamento, Gestão Estratégica e Resposta Qualificada à Criminalidade; (Re)estruturação das Guardas Civis Municipais; Prevenção social do crime e da violência: Racismo; Homofobia, Mulheres e violência de gênero; Crianças, adolescentes e jovens; Segurança nas escolas; Drogas; Paz no Trânsito; e Defesa Civil.

    Às 16h30, os grupos irão se reunir em plenária para apresentar o resultado das discussões e propostas e para indicar os articulares de cada cidade envolvida no consórcio que vão dar prosseguimento aos trabalhos ao longo do ano. O encerramento está previsto para as 18 horas.

   O Consórcio é formado pelas cidades de Resende, Itatiaia, Barra do Piraí, Barra Mansa, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Rio Claro, Rio das Flores, Valença, Vassouras e Volta Redonda. Desde sua implantação, o CISEGCI já realizou cursos de capacitação sobre policiamento comunitário para Guardas Municipais; implantou unidades de Guarda Comunitária (foto) em Resende, Itatiaia, Quatis, Porto Real, Barra Mansa, Volta Redonda, Barra do Piraí e Vassouras; e incluiu os municípios no Programa Nacional de Segurança e Cidadania (PRONASCI), que permite a celebração de convênios com o Governo Federal para o repasse de recursos destinados a ações e projetos na área de segurança.

Palavras chaves: SEGURANÇA
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados