19/09/2011

Conheça as entidades que formarão o Instituto José Pessoa

Lançamento da EXAPICOR acontecerá na mesma cerimônia de criação do Conselho de Planejamento

Conheça as entidades que formarão o Instituto José Pessoa

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

As entidades já confirmadas para a composição do Conselho são as seguintes: AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras); AEDB (Associação Educacional Dom Bosco); Universidade Estácio de Sá; UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro); CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas); CRECI (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis); CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura); EMATER-RJ (Empresa de Assistência e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro); Sindicato Rural; Câmara de Vereadores; INEA (Instituto Estadual do Ambiente) ou ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade); representantes da sociedade organizada indicados pela Superintendência Municipal de Relações Comunitárias (que é formada pelas coordenadorias da Mulher, da Juventude e do Idoso); e CONCIDADE (Conselho Municipal da Cidade). Também farão parte do Instituto, representantes das Secretarias Municipais de Planejamento, de Obras, de Administração, de Urbanismo e Arquitetura e de Fazenda; Procuradoria Jurídica do Município, AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende), Defesa Civil da Prefeitura, SANEAR (Agência de Saneamento Básico do Município de Resende), concessionárias de transporte público e Curadoria do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Resende A criação do Instituto José Pessoa é um desdobramento do trabalho de revisão do Plano Diretor do Município, realizado pela Prefeitura, em parceria com o NAT (Núcleo de Assistência Técnica aos Municípios), vinculado à PUC (Pontifícia Universidade Católica). - Após a revisão do Plano Diretor, observamos a necessidade de ampliar o debate, ouvir mais o pensamento acadêmico e de representantes da sociedade de modo geral, daí a proposta da administração do prefeito José Rechuan em criar o instituto. O Instituto Marechal José Pessoa poderá receber ainda o ingresso de representantes de outras entidades além das já citadas, conforme o interesse de cada uma e a necessidade de ampliação das discussões - explicou o secretário municipal de Planejamento, Alfredo de Oliveira (foto). A revisão do Plano Diretor se encontra em fase final de redação pela equipe de Direito da PUC. O primeiro assunto a ser debatido pelo Instituto Marechal José Pessoa será justamente a apreciação do trabalho de revisão do Plano Diretor, realizado entre fevereiro e maio deste ano. Após esta etapa, a Prefeitura convocará a Audiência Pública, onde os técnicos da PUC irão apresentar os resultados da revisão. Em seguida, o projeto contendo a revisão vai ser encaminhado para apreciação e votação da Câmara Municipal. A escolha dos membros do Conselho Municipal de Planejamento Estratégico e Assessoramento acontecerá após o lançamento oficial do Instituto. Os membros vão ser indicados por ofício das entidades ou órgãos envolvidos, e cumprirão um mandato de dois anos. Depois de empossados, eles terão um prazo de 120 dias para elaborar o regimento interno do conselho. EXAPICOR – Com relação ao lançamento oficial da edição deste ano da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende, todas as informações relacionadas à festa vão ser apresentadas às empresas, entidades empresariais, industriais e comerciais, durante o encontro desta quarta-feira, na AMAN. Realizada anualmente no Parque de Exposições, a EXAPICOR acontecerá entre os dias 27 de setembro e 02 de outubro com entrada franca ao público.
Palavras chaves: PLANO DIRETOR