09/11/2011

CONFIAR amplia atendimentos em quase 70 por cento

Programas sociais da Prefeitura têm aulas teóricas e práticas

CONFIAR amplia atendimentos em quase 70 por cento

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

Uma equipe formada por coordenadores, assistentes sociais, psicólogos, educadores especiais, cozinheiras, auxiliares de serviços gerais, vigias e guardas municipais garante o atendimento nos programas sociais do CONFIAR. As melhorias realizadas pela Prefeitura nas ações desenvolvidas pela Fundação já resultaram na contratação de 16 jovens por lojas do ramo alimentício e de entretenimento, instaladas no Shopping Pátio Mix.

De acordo com um relatório divulgado esta semana, o número de bolsas auxílio passou de 85 em 2008 (último ano da administração passada do Município) para 190 em 2010 e 330 em 2011. Os programas sociais do CONFIAR que oferecem bolsa auxílio são os seguintes: Noções Administrativas, Recreação de Creche, Auxiliar de Sala de Aula, Oficina de Florestas (foto) e Oficina Madeira e Arte.

Para atender as crianças e adolescentes inscritos nestes programas, a Prefeitura disponibiliza um quadro de funcionários formado por cinco coordenadores, um instrutor de serigrafia, um professor de artesanato, três educadores, um contador de história, um engenheiro florestal, um professor de informática e um professor de formação continuada.

As aulas teóricas de Noções Administrativas são realizadas no CVT (Centro Vocacional Tecnológico), que fica no Parque de Exposições. As atividades práticas acontecem nas secretarias das escolas públicas do Município. No caso das aulas teóricas do Curso de Recreadores de Creche, elas são ministradas na Biblioteca Municipal Jandyr César Sampaio, no Centro Histórico. As creches municipais servem como locais para as aulas práticas.

A capacitação dos programas Oficina de Florestas, Auxiliar de Sala de Aula e Madeira e Arte ocorre, respectivamente, no Horto Municipal, no Centro da Juventude e na área localizado próxima à Casa da Acolhida, no Campo de Aviação. As atividades destes programas contam com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, da AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende) e da AVAPE (Associação para a Valorização da Pessoa Excepcional).

No Centro da Juventude, cuja sede funciona na Itapuca, mas tem pólos nos bairros Morro do Cruzeiro e Alegria Velha, o número aumentou de 240 para 400 jovens atendidos, na faixa etária entre 12 e 18 anos. Aulas de informática, grafite e de dança, além de palestras estão entre as ações oferecidas pela instituição. A AVAPE e a Organização Não Governamental Amigos da Cultura apóiam as atividades do Centro de Juventude.

No Projeto de Coral, o crescimento foi de 150 para 200 crianças, adolescentes e jovens. Eles são atendidos com atividades nos bairros Paraíso, Monte Castelo, Cidade Alegria, Jardim Jalisco, Parque Embaixador, Fazenda da Barra I, Fazenda da Barra II, Fazenda da Barra III e, mais recentemente, no bairro Castelo Branco, onde foi implantado um núcleo em parceria com a Igreja Batista.

Por sua vez, no projeto Quilombo da Paz, que funciona através de uma parceria da Prefeitura com a Associação Cultural Boi Bumbá, o CONFIAR, em dois anos, dobrou o número de atendimentos, que atualmente é de 80. Localizado no Loteamento Vila Vicentina II, o projeto oferece aulas de Artesanato, Expressão Corporal, Oficina de Tarefas e Esportes. Já no projeto Gente Grande, o atendimento cresceu 20 por cento, passando de cem para 120 menores. Eles recebem aulas de Judô, Informática, Artesanato, Futsal e Oficina de Tarefas, dentre outras. O projeto funciona no Morro do Cruzeiro.

A Fundação CONFIAR também realiza atendimentos de crianças e adolescentes que têm seus direitos violados, através do Abrigo Nossa Casa. Situado na Vila Adelaide 239, o abrigo tem capacidade para receber 24 crianças. E no Abrigo Casa da Acolhida são atendidos 16 adolescentes. Esta instituição fica na estrada de acesso ao Aeroporto Agulhas Negras (Campo de Aviação).

Palavras chaves: INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA