Resende

20° Min25º Max

Selo prevenção do site

Secretaria de Saúde

15/03/2023

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE ELEGE DELEGADOS PARA REPRESENTAREM RESENDE EM EDIÇÃO ESTADUAL

9ª Conferência Estadual de Saúde do RJ acontecerá entre os dias 26 e 28 de maio na UERJ

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE ELEGE DELEGADOS PARA REPRESENTAREM RESENDE EM EDIÇÃO ESTADUAL

Crédito: Douglas Pacheco

A Prefeitura de Resende realizou no último sábado, dia 11, a XI Conferência Municipal de Saúde (COMSAÚDE), por meio do Conselho Municipal de Saúde com apoio da Secretaria Municipal de Saúde. O encontro foi uma etapa preparatória para as conferências estadual e nacional e, ao final, elegeu os membros que irão representar a cidade na edição estadual, que acontecerá entre os dias 26 e 28 de maio, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). 

Neste encontro, que aconteceu no auditório da AEDB e teve o objetivo de discutir políticas públicas, foram eleitos dois delegados representantes de segmento da sociedade civil organizada, um delegado representante da gestão, uma profissional representante dos profissionais de saúde, além de uma vaga destinada a um convidado, indicada uma representante da sociedade civil. 

Em plenária, foram apresentadas 20 propostas por grupo de trabalho, sendo os segmentos da Atenção Primária, Secundária, Terciária, Vigilância em Saúde e Controle Social, totalizando 100 propostas. Na próxima semana, a comissão se reunirá novamente para avaliar quais propostas apresentam políticas públicas de esfera estadual/federal a serem debatidas na 9ª Conferência Estadual de Saúde do Rio de Janeiro. 

- A Conferência Municipal teve como base as diretrizes da 17ª Conferência Nacional de Saúde e debateu a respeito de seu tema central “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia. Amanhã Vai Ser Outro Dia”. Além disso, também foi debatido sobre as questões locais, estaduais e nacionais de saúde dentro das temáticas de cada grupo, que afetam a qualidade de todos os serviços desenvolvidos no âmbito do Sistema Único de Saúde - explicou Jayme Neto. 

O livro de presença da COMSAÚDE 2023 reuniu 300 assinaturas. Estiveram presentes ainda Tande Vieira, deputado estadual; Jayme Neto, secretário municipal de Saúde; o vereador Roque Cerqueira; o expositor e defensor público federal Thales Arcoverde; além de Altair Mendes de Andrade, presidente do Conselho Municipal de Saúde. 

Palavras chaves: Conferência Municipal De Saúde
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados