25/06/2013

Conferência neste sábado discute a saúde no município

População tem a oportunidade de avaliar a qualidade do atendimento e apresentar propostas

Conferência neste sábado discute a saúde no município

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende realiza, no próximo sábado (dia 29), a 8ª Conferência Municipal de Saúde, que acontece das 8 às 17 horas, no auditório do Colégio Estadual Olavo Bilac, em Campos Elíseos. Prevista pelo Governo Federal, através da Lei Orgânica do Sistema Único de Saúde (SUS), a Conferência é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal. Com o tema "Saúde, um bem da vida. Vamos cuidar", o encontro é aberto ao público.

Para o coordenador da 8ª Conferência Municipal de Saúde, Gustavo Fichter, entre as finalidades da Conferência estão avaliação do sistema de saúde, apresentação e discussão de propostas que viabilizem a melhoria dos serviços oferecidos à população.

Para isso, os participantes serão divididos em seis grupos de trabalho com os seguintes temas: Atenção Básica e Assistência Farmacêutica, Atenção Hospitalar, Vigilância em Saúde, Saúde Mental, Atenção Especializada e Controle Social e Gestão do SUS.

As propostas elaboradas pelos grupos de trabalho serão votadas pelos Delegados para compor o Plano Municipal de Saúde. Podem se inscrever como Delegados representantes de órgãos públicos, vereadores e membros da sociedade civil organizada, como entidades, sindicatos, associações de moradores e de classe.

As inscrições devem ser feitas até quinta-feira, dia 27 de junho, no Conselho Municipal de Saúde, que funciona ao lado do Hospital de Emergência, das 14h às 17h, ou na tenda montada no Centro Administrativo da Prefeitura, das 8 às 17h.

- É a chance que o cidadão tem para debater as diretrizes que serão incluídas no Plano Plurianual (PPA) e no Plano Municipal de Saúde, que rege o funcionamento da política de saúde em Resende de 2014 a 2017 - ressaltou a coordenadora adjunta do evento, Lígia Affonso.

Segundo Gustavo Fichter, a Conferência deste ano busca também ampliar a participação dos profissionais da saúde na discussão. "Queremos ainda rever os processos de trabalho e implantar uma nova forma de olhar a saúde", acrescentou o coordenador.

A Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde realizaram três Pré-Conferências para discutir as propostas de melhorias para o setor, que serão levadas para a Conferência deste sábado.

Os encontros aconteceram nos bairros, para que a população usuária do serviço pudesse participar. A primeira pré-conferência foi no dia 29 de abril, na Cidade Alegria; a segunda foi realizada no dia 15 de maio, na Casa da Amizade, no Centro; já a terceira aconteceu no dia 29 de maio, no Paraíso. Cerca de 120 pessoas participaram dos encontros.

Confira a programação completa:

8h - Credenciamento e café da manhã

9h - Apresentação cultural dos grupos Pedra Sonora e Raiz de Valor

9h30h - Abertura oficial

10h - Leitura e aprovação do Regimento

10h30 - Palestra "A produção do cuidado nas redes de atenção à saúde", com o prof. Aluísio Gomes da Silva Júnior (UFF)

11h - Apresentação da Secretaria Municipal de Saúde

11h30 - Debate