19/06/2015

Conferência Municipal da Saúde acontece neste sábado

Evento vai debater os rumos da Saúde no país

Conferência Municipal da Saúde acontece neste sábado

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Neste sábado, dia 20 de junho, Resende realiza a 9ª Conferência Municipal de Saúde, que acontece das 8h às 17h30, na Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), no bairro Morada da Colina. O evento é aberto à população. Prevista pelo governo federal, a Conferência é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal.

Segundo o secretário de Saúde, Daniel Brito, o objetivo principal é levantar propostas que serão encaminhadas para as conferências estadual e federal, além de discutir a saúde no município.

- A conferência vai debater os rumos da Saúde e traçar planos para o governo federal planejar os investimentos do setor nos próximos quatro anos. Vamos também aproveitar para avaliar e, se preciso, corrigir os rumos do Plano Municipal de Saúde, que vale até 2017 – explicou Brito.

Para o secretário, a participação da população é fundamental. E neste ano, a Conferência também traz uma novidade: todos os participantes poderão votar, ao contrário do que acontecia antes, quando só as entidades tinham direito a voto.

- É uma medida inédita. Com isso, qualquer cidadão pode definir os rumos da Saúde no município e no país – destacou.

Com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”, a conferência será dividida nos seguintes eixos temáticos: Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS; e Reformas Democráticas e Populares do Estado.

Palavras chaves: SAÚDE