13/06/2011

Encontro começa às 8 horas na Universidade Estácio de Sá

Conferência extraordinária de Saúde será realizada nesta terça-feira

Crédito: Wagner Alves - ACOMPMR

O Conselho Municipal de Saúde realiza nesta terça-feira, dia 14 de junho, a Conferência Extraordinária de Saúde, que tem como tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social – Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”. A conferência foi convocada pelo Decreto Municipal nº 4756/2011 para a apresentação das propostas que serão levadas à Conferência Estadual de Saúde, prevista para acontecer em outubro. Outro objetivo da conferência extraordinária em Resende será a eleição de 12 delegados e quatro suplentes que vão representar o Município no evento estadual. A extraordinária da cidade será realizada, de 8 às 12 horas, no auditório da Universidade Estácio de Sá. Segundo a presidente do Conselho, Soraia Andrade Costa (foto), os representantes serão eleitos pelos delegados inscritos e indicados até a última sexta-feira, dia 10 de junho, pelas entidades representativas dos órgãos federais, estaduais e municipais, por entidades de pessoas jurídicas prestadoras de serviços de saúde e pela Câmara Municipal. Além disso, também puderam inscrever delegados e organizações sindicais, entidades patronais de conselhos profissionais, sociedades especializadas, associações e federações em saúde, representantes de clubes de serviço, partidos políticos, entidades de classe e outras instituições da sociedade civil, desde que organizadas dentro do que prevê a lei. As entidades que não fizeram a inscrição de seus delegados até o prazo podem participar com a indicação de observadores, com direto à voz, mas sem direito a voto, e que deverão ser inscritos durante a conferência. A programação terá início às 8 horas, com a inscrição dos participantes. Em seguida, estão programadas as seguintes atividades: abertura solene (8h30m); palestra sobre o tema “Acesso e Acolhimento com Qualidade: Um desafio para o SUS”, que será ministrada pela conselheira estadual de Saúde Rosaura Lima (9 horas); e divisão dos presentes em grupos para a formulação de propostas (a partir das 10 horas). Os temas debatidos pelos grupos vão ser “Vigilância em Saúde e Atenção Básica”; “Atenção Especializada”; e “Atenção Hospitalar”. Após um intervalo, a previsão é que os grupos apresentem seus relatórios para votação na plenária final, ao meio-dia. O papel do Conselho Municipal de Saúde é de extrema importância para a cidade, pois o segmento garante a participação popular na gestão pública para um melhor atendimento à população, auxiliando a administração municipal na análise, planejamento, formulação e aplicação de políticas de saúde; na fiscalização das ações governamentais dentro do setor e nas decisões de matérias da sua competência, como definição de prioridades na elaboração de programas, projetos e orçamentos. O Conselho é composto por representantes de segmentos organizados da sociedade, entre eles o Poder Público; profissionais de saúde, prestadores de serviço e gestores da área.
Palavras chaves: NOVAS PROPOSTAS