09/07/2013
Conferência discutiu propostas para a Igualdade Racial no município
Representante do governo do estado falou sobre posição de destaque de Resende no assunto
Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR
Ao participar da IV Conferência Municipal da Promoção da Igualdade Racial de Resende, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Relações Comunitárias e Cidadania, o superintendente de Igualdade Racial do Estado do Rio de Janeiro, Marcelo Dias, falou sobre a posição de destaque que o município ocupa dentro do estado. Segundo ele, das 92 prefeituras, apenas 20 têm a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial implantadas.
- Ainda é difícil falar desse assunto. Por isso, precisamos discutir muito e buscar formas de tornar esse tema comum a todos - destacou Marcelo Dias.
O evento, que aconteceu neste sábado, dia 6 de julho, reuniu autoridades, estudiosos e representantes civis. O assunto principal foi a importância e o valor dos negros, bem como a condição atual dos afrodescendentes frente às políticas públicas.
Durante o encontro, o poeta e ativista Ele Semog apresentou uma palestra sobre "Democracia e Desenvolvimento por um Brasil Afirmativo". Para o palestrante, "é preciso que os negros lutem por seus direitos para que as idéias deixem de ser propostas de gabinete".
- É preciso que as leis sejam aplicadas. Não adianta criar e deixar de lado. As leis que defendem a igualdade precisam ser postas em prática - falou Semog.
A conferência municipal foi a primeira etapa de uma série de discussões sobre os direitos dos negros. Várias propostas foram votadas e aprovadas pelos delegados, que irão representar Resende na Conferência Estadual, que será realizada em setembro. As principais foram:
- Inclusão da Política de Promoção da Igualdade Racial no PPA (Plano Plurianual)
- Estruturação da Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial
- Assessoria da Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial às entidades de sociedade civil
- Participação na elaboração do plano pedagógico e também de livros didáticos
Palavras chaves: IGUALDADE