Assistência Social e Direitos Humanos

Evento aconteceu nesta sexta-feira

Conferência debate direitos da pessoa com deficiência

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Relações Comunitárias e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Resende realizaram nesta sexta-feira, 7 de agosto, na Casa da Amizade, a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que conta com a participação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.

A conferência reúne representantes de entidades que atuam com pessoas com deficiência no município, como a Pestalozzi e a APADEVIR (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Resende) e a APADAR (Associação de Pais e Amigos do Deficiente Auditivo), a sociedade civil e representantes do governo municipal.

A mesa de abertura do evento contou com a participação dos secretários de Relações Comunitárias, Ubiratan Oliveira, o Birinha, e de Assistência Social interino, Wagner Barcelos, com o presidente do Conselho Municipal, Emerson Cunha do Nascimento, da Presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Edicleia Mascarenhas Fernandes, da deputada estadual Ana Paula Rechuan e do prefeito José Rechuan.

O prefeito lembrou que tornar uma cidade acessível para os deficientes é uma tarefa das mais difíceis, mas não impossível. Prova disso é que todas as obras realizadas na cidade ocorrem dentro de padrões de acessibilidade.

- Todos os postos de saúde de Resende estão sendo reformados ou construídos com acessibilidade, como o posto da Liberdade, que tem um elevador. Isso atende não só os deficientes, mas as gestantes, idosos e pessoas em estado de pós-operatório, que estão com uma deficiência temporária. Os hospitais também atendem a essa política e a Escola Noel de Carvalho foi reformulado em função de uma aluna com deficiência que não tinha acesso à sala de aula - elencou o prefeito, lamentando o fato de o município ter uma lei que garante desconto no IPTU para quem construir calçadas com rampas e mesmo assim moradores e comerciantes não estarem sensíveis a essa causa.

Para a deputada estadual Ana Paula Rechuan, o atual governo mudou a história da pessoa com deficiência em Resende, desde a acessibilidade até a inclusão.

- Desde o início o governo vem investindo em ações para garantir a acessibilidade e a inclusão, causa que a Secretaria de Educação abraçou. E em breve Resende vai ganhar um Centro Especializado de Reabilitação, que representa um olhar de que a Saúde também tem que cuidar dessas pessoas - disse a deputada, elogiando o trabalho desenvolvido pelo Programa Gente Eficiente, da Superintendência de Eventos e Integração, que atualmente conta com a participação de 300 pessoas com deficiência no município.

O presidente do conselho, Emerson da Cunha, destacou que “este é um momento de extrema importância, onde os segmentos, de forma organizada, podem mostrar a forma como eles querem que as políticas para o setor sejam implementadas”.

Já a presidente do conselho estadual, Edicleia Fernandes, ressaltou que a meta do conselho estadual é ampliar a participação dos conselhos municipais na elaboração das políticas públicas em todo o estado e salientou que o Rio de Janeiro está com melhores índices em relação ao Brasil. Enquanto o Estado tem 50% dos municípios com conselhos em funcionamento, o país tem apenas um décimo de cidades com conselhos implementados.

A Conferência se encerra às 13 horas após a eleição de quatro delegados – dois governamentais e dois representantes de entidades – que representarão o município na conferência estadual, em setembro e ainda com a eleição dos novos membros do Conselho Municipal.

Palavras chaves: INCLUSÃO