29/11/2011
Conferência debate ações para portadores de defîciência
Atividades acontecerão na Associação Educacional Dom Bosco
Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR
O auditório da AEDB (Associação Educacional Dom Bosco) sediará nesta quinta-feira, dia 01º de dezembro, a VII Conferência Municipal de Pessoas Portadoras de Deficiência.
O encontro, previsto para começar às 8h30m, está sendo organizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, e pela Coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiência do Município.
O tema principal do encontro será "Um olhar através da convenção da ONU, sobre os direitos da pessoa com deficiência: novas perspectivas e desafios", cuja palestra estará a cargo do presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro, Marcos Castilho.
Segundo a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura, Marly Ceccoline Cortona, a Conferência tem como objetivo básico ouvir as principais necessidades dos portadores de deficiência e divulgar as ações oferecidas pela Prefeitura nesta área.
- Desde o início da administração do prefeito José Rechuan (PP), a Prefeitura tem desenvolvido iniciativas específicas para este segmento da população, que passou, então, a ter uma atenção toda especial por parte do poder público municipal - salientou a secretária.
Uma destas ações, conforme exemplificou Marly Cortona, é o programa Gente Eficiente que, hoje, reúne 80 cidadãos inscritos. A ação é realizada de forma integrada outras secretarias e repartições municipais, entre elas as pastas de Educação e de Saúde, além da FUNRESP (Fundação Resende Esportes).
Através desta proposta, ainda de acordo com a secretária, os cidadãos portadores de deficiência são beneficiados com diversas atividades, como aulas de Educação Física, que acontecem no Parque do Tobogã (Alvorada); atividades esportivas (foto), atendimento diferenciado para marcação de consultas e nas filas de atendimento das unidades de saúde; acesso ao mercado de trabalho, graças aos convênios firmados com a Votorantim Siderurgia e a AVAPE (Associação de Valorização das Pessoas com Deficiência), entre outros benefícios.
As aulas de Educação Física no Parque Tobogã contam com o atendimento feito por um fisioterapeuta da Secretaria Municipal de Saúde.
- Oferecemos também o Programa BPC (Benefício de Prestação Continuada), que é realizado através de uma parceria da Prefeitura com o Governo Federal. Este programa garante aos segmentos atendidos (portadores de deficiência e idosos) o pagamento de um salário mínimo mensal, cujo cadastramento pode ser feito na sede do CREAS (Centro de Conferência Especializado em Assistência Social) - disse Marly, acrescentando que o CREAS se localiza na Rua Luiz Pistarini, em Campos Elíseos, próximo à passarela de acesso ao bairro Alambari.
Palavras chaves: IGUALDADE