20/05/2010

Pré-Conferência será realizado na próxima terça-feira, dia 25 de maio

Conferência de Saúde debaterá ações para o setor

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

O Conselho Municipal de Saúde realiza no dia 26 de junho a VIIª COMSAÚDE (Conferência Municipal de Saúde de Resende), que terá como tema “O Fortalecimento do SUS”. Para que a população possa participar e orientar os grupos de trabalho do evento, acontecerão duas pré-conferências, a primeira na próxima terça-feira (25 de maio) e a segunda no dia 01º de junho. Segundo a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Soraia Andrade Costa, o objetivo das duas pré-conferências é iniciar o processo de discussão dos quatro assuntos que serão debatidos durante a Conferência de Saúde, no dia 26 de junho: Vigilância em Saúde, Atenção Básica, Atenção Hospitalar e Atenção Especializada. - Durante as pré-conferências, vamos fazer um levantamento nas comunidades sobre os assuntos a serem tratados na Conferência, ouvindo da população o que ela acha das políticas públicas de saúde, além de coletar propostas – informa. A pré-conferência do dia 25 de maio acontece às 18h30m, na Primeira Igreja Batista de Resende, na Avenida Nova Resende, em Campos Elíseos. Já no dia 01° de junho, a pré-conferência será realizada no Pré-Escolar Algodão Doce (Cidade Alegria), no mesmo horário (18h30m). A Conferência Municipal de Saúde de Resende do dia 26 de junho está marcada para o Colégio Olavo Bilac, em Campos Elíseos, de 7h30m às 18 horas. A programação inclui uma palestra com a subsecretária geral de Saúde do município do Rio de Janeiro, Anamaria Schneider, sobre a atuação do Controle Social no Financiamento do SUS. Anamaria foi secretária de Saúde da Prefeitura de Resende no período 1997-2004. O Conselho Municipal de Saúde tem como finalidades auxiliar a administração pública na análise, planejamento, formulação e aplicação de políticas de saúde; na fiscalização das ações governamentais dentro do setor e nas decisões de matérias da sua competência, como definição de prioridades na elaboração de programas, projetos e orçamentos. Ele é composto por representantes de segmentos organizados da sociedade, entre eles o Poder Público; profissionais de saúde, prestadores de serviço e gestores da área. Na foto, a Conferência Municipal de Saúde do ano passado.
Palavras chaves: PARTICIPAÇÃO POPULAR