02/07/2013

Conferência de Saúde aprova gestão compartilhada do poder público com hospitais filantrópicos

Medida permite que Prefeitura ceda os profissionais para atuarem nas unidades

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Uma das principais propostas aprovadas pela plenária da 8ª Conferência Municipal de Saúde, realizada no último sábado, dia 29 de junho, foi a gestão compartilhada do poder público com os hospitais filantrópicos de Resende em que as entidades possam receber apoio através de recursos humanos.

- Isso quer dizer que a Prefeitura poderá contribuir com os profissionais que atuam nessas unidades, o que representa a maior despesa dessas instituições. A partir do momento que o governo municipal se dispõe a arcar com o recurso humano, é possível melhorar a qualidade do atendimento e ampliar os serviços oferecidos à população - explica o superintendente de Controle, Avaliação e Regulação do SUS da Secretaria de Saúde, Gustavo Fichter, também organizador do evento.

No total, a Conferência aprovou 62 propostas, divididas em seis temas: Vigilância em Saúde, Atenção Básica e Assistência Farmacêutica, Atenção Especializada, Saúde Mental, Atenção Hospitalar e Controle Social. Participaram 45 delegados com direito a voto, representando poder público, usuários e entidades de classe. O resultado da discussão irá compor o Plano Municipal de Saúde para o período de 2014 a 2017.

- É importante ressaltar que essas diretrizes são fruto da participação da comunidade, que apontou suas necessidades, contribuindo dessa forma para o aprimoramento da saúde no município - comemorou a superintendente administrativa da Secretaria de Saúde, Ana Rita Orioli.

Além das propostas, a plenário da Conferência aprovou três moções, uma de reconhecimento do trabalho da Pastoral da Criança no município; outra para atendimento à população da região das Barras com construção de UPA (Unidade de Pronto Atendimento) no local, e uma de repúdio ao Ato Médico - Projeto de Lei Suplementar (PLS) nº 268, de 2012, que regulamenta o exercício da medicina no país. O evento reuniu cerca de 400 pessoas.

Durante a abertura da Conferência, o prefeito José Rechuan destacou a importância da participação da sociedade na gestão da saúde do município e citou algumas melhorias no setor, que foram apontadas pela própria população, como a realização de exames preventivos e de mamografia aos sábados.

- É primordial na gestão ouvir o cidadão. Conseguimos a UPA para a região da Grande Alegria, ampliando o atendimento de emergência para os moradores dessa área e, com isso, pudemos levar a equipe médica para implantar o Pronto Atendimento no Paraíso, que era um pedido antigo da comunidade - ressaltou.

Rechuan afirmou também que a reforma das unidades de saúde "mudou a condição de trabalho dos profissionais e ofereceu tratamento digno aos usuários".

- Para dar óculos de graça à população como política de saúde municipal, para oferecer consultórios odontológicos com ar condicionado e manter a estrutura da saúde que temos hoje em Resende é preciso investimento - finalizou.

Palavras chaves: SAÚDE