Resende

21° Min32º Max

Selo prevenção do site

Notícia

12/07/2011

Conferência de Assistência Social reunirá 250 pessoas

Encontro vai escolher representantes do Município para conferência estadual

Conferência de Assistência Social reunirá 250 pessoas

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

        Com o tema “Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores”, a Secretaria Municipal de Assistência Social realiza neste fim de semana a Conferência Municipal de Assistência Social.

         O evento, que acontecerá na AEDB (Associação Educacional Dom Bosco), começará na sexta-feira, dia 15 de julho, com o credenciamento dos participantes às 18 horas, e a abertura oficial acontece às 19 horas.

        A Conferência prossegue no sábado, dia 16, a partir das 8h30m. Cerca de 250 pessoas, entre representantes governamentais, da sociedade civil, usuários dos serviços e de entidades que compõem a rede de assistência social são esperadas para o evento.

A secretária de Assistência Social da Prefeitura, Marly Ceccoline Cortona (foto), explicou que um dos objetivos da conferência é eleger os delegados que representarão o município na Conferência Estadual, que acontece em outubro, e elaborar as propostas que serão apresentadas durante a realização deste encontro, no Rio de Janeiro.

Nesta sexta-feira, às 19h30m, uma apresentação cultural levará descontração ao evento e mostrará parte do resultado alcançado com os diversos segmentos da população atendidos nos programas desenvolvidos pela Secretaria.

 As atividades previstas na noite de abertura serão as seguintes: música com o coral do CCI (Centro de Convivência do Idoso), dança e maracatu pelos integrantes do PROJOVEM (Programa Nacional de Inclusão de Jovens) e balé com os participantes da Brinquedoteca.

 Logo após a realização destas atividades, a professora da UFF (Universidade Federal Fluminense), Tatiana Dahamer, ministrará uma palestra com o tema da conferência, abordando o SUAS (Sistema Único de Assistência Social), que é o sistema público que organiza os serviços socioassistenciais no Brasil.

No sábado, os participantes terão um dia de muito trabalho, pois é neste dia que eles serão divididos em quatro grupos temáticos para debaterem os temas “A estruturação da gestão do trabalho no SUAS”;  “Reordenamento e a qualificação dos serviços socioassistenciais”; “Fortalecimento da participação e do controle social”; e “A centralidade do SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil”.

 Cada grupo vai elaborar propostas que serão apresentadas em plenária, antes da eleição dos delegados.

De acordo com assessor técnico da secretaria, Rodrigo da Silva Arcanjo, os delegados serão eleitos pelos representantes governamentais e representantes da sociedade civil. Ele explicou ainda que antes da conferência a secretaria promoveu diversos eventos de mobilização nas comunidades onde estão localizados os serviços sociais CRAS (Centro de Referência e Assistência Social); CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social) e CREPOP (Centro de Referência de População de Rua e Imigrantes).

 A programação da conferência é a seguinte:

 

Dia 15

18h - Credenciamento

19h - Abertura oficial

19h30m - Apresentações Culturais - CCI e Projovem

20h - Leitura e aprovação do Regimento Interno

20h30m - Palestra

21h – Fechamento dos trabalhos

 

Dia 16

8h30 - Credenciamento e café

9h - Apresentação dos serviços, programas, projetos e benefícios da Secretaria Municipal de Assistência Social

9h30 – Divisão dos participantes em grupos temáticos

12h - Almoço

13h30m - Apresentação dos grupos e plenária final

16h - Eleição dos delegados para Conferência Estadual

17h - Encerramento

 

Palavras chaves: PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados