13/09/2011

Resende tem 31 mil jovens na faixa etária de 15 a 29 anos

Conferência da Juventude será realizada neste sábado, dia 17

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

A Prefeitura realiza neste sábado, dia 17 de setembro, por meio da Coordenadoria da Juventude, setor ligado à Superintendência de Relações Comunitárias, a I Conferência Municipal da Juventude, que terá como tema “Juventude participação cidadã – Desenvolvimento e efetivação de direitos”. Previsto para o Cine Vitória, entre 8 e 17 horas, o evento tem como objetivos eleger os delegados que representarão o Município na Conferência Estadual da Juventude, em outubro, no Rio de Janeiro, além de debater propostas voltadas aos jovens de Resende. A abertura da Conferência acontecerá às 8h30m, com os pronunciamentos do prefeito José Rechuan (DEM); do superintendente de Relações Comunitárias, Ubiratan de Oliveira – Birinha; e da coordenadora de Juventude da Prefeitura, Fabíola Silva Lima. A conferência é aberta a todos os jovens na faixa etária de 15 a 29 anos, trabalhadores das áreas de Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura e instituições que tenham uma atuação voltada para o segmento da juventude. - Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Resende tem aproximadamente 31 mil jovens nessa faixa etária. Esperamos que os jovens participem ativamente da conferência, oferecendo sua contribuição para a formulação das propostas e políticas públicas voltadas para a juventude - explicou Fabíola. A programação da conferência segue durante todo o dia com as seguintes atividades: apresentação cultural com o grupo W10 (9 horas); leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência (10 horas); tribuna livre (11h30m); almoço (12 horas); grupos de trabalhos para a elaboração das propostas (13 horas); e plenária final para a aprovação das propostas e eleição dos delegados (15h30m). Segundo Fabíola, cada instituição participante poderá indicar cinco delegados, dentro os quais serão eleitos os representantes do Município na Conferência Estadual. Ela ressalta que somente os indicados terão direito a voto, “mas todos os jovens presentes poderão usar a tribuna e se pronunciar, dando sugestões no evento”. A Coordenadoria da Juventude de Resende foi implantada pela Prefeitura em abril do ano passado. A partir disso foram realizados vários encontros com jovens de diversos segmentos, entre eles igrejas, pastorais, Projovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens), Fundação CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e a Adolescência de Resende), skatistas e músicos. Os encontros tiveram como objetivo ouvir dos próprios jovens respostas para as perguntas “Como é ser jovem em Resende? e “O que é preciso melhorar para que os jovens pudessem ser melhor assistidos?”. - Nestes encontros, os jovens apontaram vários caminhos. Uma das preocupações deles era quanto à falta de orientação vocacional para aqueles que querem se profissionalizar. Foi a partir daí que desenvolvemos a Feira de Profissões (foto), ocorrida no dia 03 de setembro deste ano, no Parque das Águas, onde reunimos instituições de ensino e serviços, como o SENAI e o SENAC, para que os jovens pudessem tirar todas as suas dúvidas sobre o mercado de trabalho e os cursos que estão disponíveis na cidade. Para o próximo ano, já pensamos em fazer um evento ainda maior, com o mesmo tema, devido ao sucesso dessa primeira feira - destacou Birinha.
Palavras chaves: NO CINE VITÓRIA