Desenvolvimento Rural

15/06/2011

Conferência amplia debate sobre saúde com a população

Encontro reúne autoridades, profissionais do setor e lideranças comunitárias

Conferência amplia debate sobre saúde com a população

Crédito: Divulgação - ACOM/PMR

Em seu pronunciamento na cerimônia de abertura da Conferência Extraordinária de Saúde do Município de Resende (foto), o secretário municipal de Saúde, Daniel Brito, destacou a importância do encontro como forma de ampliar ainda mais o debate com a população e os segmentos organizados da sociedade a respeito das ações que devem ser implantadas no setor.

Com o tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social – Política, Patrimônio do Povo Brasileiro”, a Conferência Extraordinária de Saúde aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 14, no auditório da Universidade Estácio de Sá, no bairro Manejo.

A solenidade de abertura teve as participações do prefeito José Rechuan (DEM); do secretário Daniel Brito; da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Soraia Andrade Costa; do coordenador nacional de plenário do Conselho Nacional de Saúde, Orany Francisco Araújo Sobrinho; e dos representantes do Conselho Estadual de Saúde, Elias José da Silva e Rosaura Lima. Rosaura realizou uma palestra durante o encontro sobre o tema “Acesso e Acolhimento com Qualidade: Um desafio para o SUS”.

- Esta conferência é muito importante para que se debate as atribuições do que compete às esferas superiores da saúde, uma vez que muitas das ações no setor não dependem da gestão municipal, mas sim da estadual e da nacional – disse Daniel Brito, lembrando que o encontro desta terça-feira teve como um dos objetivos eleger os delegados que defenderão as propostas do município na VI Conferência Estadual de Saúde, prevista para acontecer em outubro.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Soraia Andrade Costa, a Conferência Extraordinária complementou as discussões e decisões tomadas durante a conferência municipal do ano passado, “aprofundando medidas voltadas a fortalecer ainda mais o trabalho com o Estado no que diz respeito à saúde pública”. Segundo ela, os 12 delegados titulares e quatro suplentes eleitos defenderão as propostas de Resende na conferência estadual.

Já o representante do conselho nacional, Orany Francisco Araújo, explicou que, pela primeira vez, o Conselho Estadual participou da elaboração do Plano Plurianual do Ministério da Saúde. De acordo ainda com Orany, “a intenção do Conselho Nacional de Saúde é que as conferências municipais apontem os caminhos do que a sociedade pensa para a região e para o Estado”. Ainda neste ano, o Conselho Nacional vai promover a 14ª Conferência Nacional de Saúde.

O prefeito José Rechuan defendeu o aperfeiçoamento do modelo de atendimento estabelecido a nível federal pelo SUS (Sistema Único de Saúde), salientando que algumas das diretrizes do sistema devem ser desburocratizadas. No entendimento do prefeito, “um dos maiores problemas do Sistema Único de Saúde é a falta de financiamento”.

- O SUS precisa de financiamento, para que os usuários não paguem a conta. Temos que colocar o dedo na ferida e preservar o que há de mais precioso na saúde brasileira, que é o SUS, garantindo de fato condições ao pleno atendimento da população – disse o prefeito.

Palavras chaves: PARTICIPAÇÃO