Resende

22° Min29º Max

Selo prevenção do site

Assistência Social e Direitos Humanos

28/04/2011

Condomínio Industrial será debatido em encontro de lideranças municipais

Movimento é coordenado pela Prefeitura de Resende

Condomínio Industrial será debatido em encontro de lideranças municipais

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

        Acompanhado pelo secretário municipal de Indústria, Tecnologia e Serviços, Edgar Moreira, o prefeito José Rechuan (DEM) participa nesta sexta-feira, dia 29, do segundo encontro entre prefeitos e secretários municipais do Sul Fluminense visando à implantação de um condomínio industrial regional.

        A reunião, que contará com a participação de secretários das áreas de Desenvolvimento e Finanças das prefeituras, será realizada às 15 horas, no auditório da Prefeitura de Volta Redonda.

        A primeira reunião desde grupo de lideranças municipais aconteceu na sede da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, há 20 dias, e teve as participações dos secretários municipais Edgar Moreira (Indústria, Tecnologia e Serviços) e Renato Viegas (Fazenda), ambos de Resende; Denílson Sampaio, Luiz Antônio Feres, Jessé de Holanda e Vinícius Maciel, secretários de Desenvolvimento Econômico das Prefeituras de Itatiaia, Barra Mansa, Volta Redonda e Quatis, respectivamente.

         - Esta mobilização tem como meta definir uma proposta comum de reivindicações ao Governo do Estado na área de desenvolvimento econômico para a região Sul Fluminense. A união das lideranças municipais do Sul Fluminense em torno desta meta está dentro do projeto da administração do prefeito José Rechuan em trabalhar pelo crescimento integrado regional, visto as potencialidades de cada um dos municípios da região que favorecem o desenvolvimento. A criação de incentivos fiscais para os municípios do Sul Fluminense é um dos resultados buscados visando à implantação de pequenas e médias empresas, que geram empregos e renda para os trabalhadores – disse o secretário Edgar Moreira (foto).     

        No encontro realizado em Resende, algumas das propostas debatidas foram as seguintes: a implantação de um condomínio industrial em cada município com o funcionamento de empresas beneficiadas por incentivos fiscais do Governo do Estado; a instalação de um condomínio industrial de maior porte em uma das cidades com melhor infra-estrutura para receber este empreendimento; e a criação de programas que atendam todos os municípios, no que diz respeito à capacitação de mão-de-obra, destinação do lixo produzido pelas empresas, financiamentos e infra-estrutura. 

A mobilização tem o objetivo de buscar a igualdade de competição de municípios como Resende, Itatiaia, Porto Real, Quatis, Barra Mansa e Volta Redonda com outras regiões do interior fluminense.

Para Edgar Moreira, “a atenção oferecida pelo governador Sérgio Cabral às cidades do Sul Fluminense nos últimos quatro anos indica possibilidades reais dos pleitos da região serem atendidos na área do desenvolvimento econômico”.

Com relação ainda ao Condomínio Industrial Regional, os primeiros estudos do grupo indicam a necessidade de uma área de pelo menos dois milhões de metros quadrados. Como a maioria dos terrenos deste tamanho é particular, o caminho passaria pelas conversações com os proprietários visando à desapropriação.

Além disso, seria também preciso buscar junto ao Governo do Estado, parcerias para a realização de levantamentos topográficos e obras de infra-estrutura.

- A Prefeitura de Resende trilhou um passo importante em 2009 no sentido de promover o desenvolvimento integrado de 15 municípios limítrofes dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Através do Projeto Cercanias, cuja criação surgiu justamente a partir de um encontro na Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, tornamos realidade ações concretas em busca deste objetivo, o que demonstra a viabilidade da união de lideranças municipais do Sul Fluminense em busca de iniciativas comuns voltadas ao crescimento econômico e social das cidades – comentou o prefeito José Rechuan. 

       
Palavras chaves: DESENVOLVIMENTO
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados