28/07/2011

Concurso de bandas e fanfarras reunirá dez mil pessoas na Cidade Alegria

Evento terá corporações de quatro estados

Concurso de bandas e fanfarras reunirá dez mil pessoas na Cidade Alegria

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Prefeitura promove neste domingo, dia 31, o XIII CONFABAN (Concurso de Fanfarras e Bandas). Promovido através da Secretaria Municipal de Educação, o evento acontece na Avenida das Mangueiras, na Cidade Alegria, próximo ao posto da Polícia Militar, a partir das 9 horas.

A programação prevê a participação de pelo menos 35 corporações musicais de vários municípios do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.

Segundo a secretária de Educação do Município, professora Soraia Balieiro, a expectativa é de que o concurso deste ano reúna cerca de dez mil pessoas para prestigiarem a apresentação das corporações.

Ela frisou que a Prefeitura vem montando toda a estrutura necessária para acomodar o público, entre elas a montagem de arquibancadas metálicas e a instalação de áreas destinadas especialmente aos cidadãos portadores de deficiência.

- O CONFABAN será um evento voltado à toda família – disse Soraia.

Este ano, o CONFABAN recebeu um número maior de inscrições, 17 a mais do que no ano passado, totalizando em 2011 aproximadamente três mil músicos, os quais vão se apresentar até às 21 horas. Por conta da realização do concurso, o tráfego de veículos na Avenida das Mangueiras será desviado para as ruas próximas deste logradouro.

O controle do trânsito contará com o apoio da Guarda Municipal. A Superintendência Especial de Eventos e Integração da Prefeitura, a Escola Municipal Getúlio Vargas e a Secretaria de Obras do Município também apóiam a realização do concurso.

As corporações disputarão troféus nas seguintes modalidades: banda de percussão - categoria única, banda de tambor – categoria juvenil, Banda Marcial – categoria sênior, fanfarra simples marcial– categoria sênior, banda de percussão com instrumentos melódicos – categoria sênior, banda marcial - categoria juvenil, fanfarra simples – categoria juvenil e infanto juvenil e fanfarra simples tradicional – categoria única.

Entre os quesitos em julgamento estarão técnica musical, beleza, linha de frente, destaque-mor e troféu de campeão geral para a corporação que conquistar o maior número de pontos.

De acordo com os coordenadores do concurso, Cláudio Dionísio Barbosa e Robson Augusto da Silva, as quatro corporações de Resende (Fanfarra da Escola Municipal Noel de Carvalho, Fanfarra do Colégio Getúlio Vargas, Banda Marcial do Colégio Getúlio Vargas e Fanfarra da Escola Municipal Julio Verne), apenas se apresentarão no evento.

- Por motivo de Resende sediar o concurso, as corporações da cidade não poderão competir, mas farão belíssimas apresentações. A fanfarra do Colégio Getúlio Vargas encerrará o evento no domingo, por volta das 21 horas - explicou Cláudio, acrescentando que a competição conta com a participação de corporações de alto nível como a Banda da Cidade de Atibaia (SP), campeã sul-americana e campeã mundial em 2010.

O XI CONFABAN terá a participação de corporações das seguintes cidades: Caraguatatuba (SP), Cubatão (SP), Barra Mansa (RJ), Arraial do Cabo (RJ), Rio das Ostras (RJ), Barra do Piraí (RJ), Nova Iguaçu (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Itaguaí (RJ), Juiz de Fora (MG), Taboão da Serra (SP), Cardoso Moreira (RJ), Lorena (SP), Lagoinha (SP), Potim (SP), Queluz (SP), Itapemirim (ES), São Caetano do Sul (SP), Campos do Jordão (SP), São Sebastião (SP), Beldford Roxo (RJ), Valença (RJ), Campo dos Goytacazes (RJ), Duque de Caxias (RJ), Marataízes (ES) e Atibaia (SP).

Palavras chaves: CULTURA NAS RUAS