20/05/2009

Concurso de bandas e fanfarras acontece na Cidade Alegria

Evento reunirá músicos de vários municípios neste fim de semana

Concurso de bandas e fanfarras acontece na Cidade Alegria

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Fraternidade (Educação), promove neste final de semana, dias 23 e 24 de maio, o XI Concurso de Fanfarras e Bandas (CONFABAN). O evento acontece na Avenida das Mangueiras, na Cidade Alegria, a partir das 9 horas, e contará com a presença de 45 corporações musicais de vários municípios do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. A expectativa é de que cerca de 10 mil pessoas passem pelo local durante os dois dias de realização do concurso.

Para garantir a organização e o sucesso do evento, as apresentações serão divididas em dois dias, já que esse ano o CONFABAN recebeu um número maior de inscrições - 15 a mais do que no ano passado – totalizando cerca de quatro mil músicos, os quais vão se apresentar entre 9 e 18 horas. Pela primeira vez, haverá arquibancadas para acomodar o público que prestigia o evento, todos os anos, na Avenida das Mangueiras.

As corporações disputarão troféus nas categorias de Bandas de Percussão, Tambor Juvenil, Marcial Juvenil, Marcial Sênior, Tambor Sênior, Banda Musical, Fanfarra Simples Tradicional, Fanfarra Simples Juvenil e Fanfarra Simples Sênior. Entre os quesitos em julgamento estarão os seguintes: técnica musical, beleza, linha de frente, destaque-mor e troféu de campeão geral para a corporação que conquistar o maior número de pontos.

De acordo com o coordenador do concurso, Cláudio Dionísio Barbosa, esse ano o julgamento das corporações musicais começará desde o momento da entrada delas na avenida e somará pontos para a classificação final. A música de entrada será julgada nos quesitos afinação, harmonia, melodia, ritmo, arranjo e adaptação. A comissão julgadora terá a participação de 16 pessoas, entre músicos do Conservatório de Queluz(SP) e profissionais de Resende.

A Fanfarra do Colégio Municipal Getúlio Vargas, uma das participações mais aguardadas pela comunidade, encerra o evento, domingo, por volta das 18 horas. A Fanfarra do Colégio Municipal Noel de Carvalho e a Banda Musical de Visconde de Mauá também se apresentam durante o evento, mas nenhuma delas concorre a premiação.

O XI CONFABAN terá a participação de corporações das seguintes cidades: Barra Mansa (RJ), Rio das Ostras (RJ), São Paulo (SP), Atibaia (SP), São Gonçalo (RJ), Três Rios (RJ), Niterói (RJ), Teresópolis (RJ), Macaé (RJ), Barra do Piraí (RJ), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Rio de Janeiro (RJ), Louveiras (SP), Campos do Jordão (SP), São Francisco de Itabapoana (RJ), Aparecida do Norte (SP), Porto Real (RJ), Belford Roxo (RJ), Campos dos Goytacazes (RJ), Cardoso Moreira (RJ), Taboão da Serra (RJ), Potim (SP), Roseira (SP) e Duque de Caxias (RJ).

O XI CONFABAN tem ainda o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida, da Guarda Municipal, do EDUCAR (Instituto de Educação de Resende) e da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda.

Palavras chaves: CULTURA