Resende

18° Min25º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública Disque 100

Notícia

29/05/2013

Concidade define 17 propostas para Conferência Estadual

Evento discutiu soluções para a mobilidade urbana, entre outros temas

Concidade define 17 propostas para Conferência Estadual

Dezessete propostas ligadas ao desenvolvimento sustentável de Resende foram elaboradas pelos participantes da 5ª Conferência das Cidades, promovida pelo Município. Agora, elas serão levadas à Conferência Estadual, que acontece no Rio de Janeiro, provavelmente em agosto..Durante o encontro local, realizado na semana passada, as pautas discutidas foram: Mobilidade Urbana, Transporte Público e Desenvolvimento Social.  Uma das 17 propostas levantadas aponta a necessidade de construção de um Anel Ciclo-rodoviário até o Acesso Oeste, e de uma passarela sobre a Rodovia Presidente Dutra, na região das Barras e em São Caetano.

Com relação ao transporte público, foi defendida a criação do Bilhete Único e a criação de um corredor exclusivo para coletivos. Já no setor de Desenvolvimento Social, foram aprovadas propostas que garantem à população o acesso à informações sobre direitos e deveres, com relação ao uso do solo de propriedade urbana e rural. Durante o encontro também se propôs a criação de ações para o desenvolvimento social e urbano da região leste da cidade, através de investimentos públicos. No mesmo evento foram escolhidos os 13 delegados que representarão o Município na Conferência Estadual.

A Conferência Municipal é uma determinação do Ministério das Cidades e, este ano, o lema escolhido pelo órgão federal foi “Quem muda a cidade somos nós – reforma urbana já”. Quanto ao tema apresentado pelo Município foi “Mobilidade e Desenvolvimento Social”. A Conferência contou ainda com palestras apresentadas pelo advogado Alexandre Diniz Rodrigues ( Políticas de incentivo à implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade), pelo secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Alfredo de Oliveira (Participação e controle social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano); pelo controlador geral do Município Ludemar Pereira, e por Ana Rita Orioli (Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano); e pelo secretário de Obras Rubens Almada (Instrumentos e Políticas de Integração Intersetorial e Territorial)

De acordo Almada, durante o evento também foi proposto a integração entre os municípios vizinhos, reunindo as questões apresentadas nas conferências de cada cidade, para a formação de um grande conjunto de idéias que possa vir a beneficiar toda a região.

Palavras chaves: CONFERÊNCIA
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados