29/05/2013
Concidade define 17 propostas para Conferência Estadual
Evento discutiu soluções para a mobilidade urbana, entre outros temas
Dezessete propostas ligadas ao desenvolvimento sustentável de Resende foram elaboradas pelos participantes da 5ª Conferência das Cidades, promovida pelo Município. Agora, elas serão levadas à Conferência Estadual, que acontece no Rio de Janeiro, provavelmente em agosto..Durante o encontro local, realizado na semana passada, as pautas discutidas foram: Mobilidade Urbana, Transporte Público e Desenvolvimento Social. Uma das 17 propostas levantadas aponta a necessidade de construção de um Anel Ciclo-rodoviário até o Acesso Oeste, e de uma passarela sobre a Rodovia Presidente Dutra, na região das Barras e em São Caetano.
Com relação ao transporte público, foi defendida a criação do Bilhete Único e a criação de um corredor exclusivo para coletivos. Já no setor de Desenvolvimento Social, foram aprovadas propostas que garantem à população o acesso à informações sobre direitos e deveres, com relação ao uso do solo de propriedade urbana e rural. Durante o encontro também se propôs a criação de ações para o desenvolvimento social e urbano da região leste da cidade, através de investimentos públicos. No mesmo evento foram escolhidos os 13 delegados que representarão o Município na Conferência Estadual.
A Conferência Municipal é uma determinação do Ministério das Cidades e, este ano, o lema escolhido pelo órgão federal foi “Quem muda a cidade somos nós – reforma urbana já”. Quanto ao tema apresentado pelo Município foi “Mobilidade e Desenvolvimento Social”. A Conferência contou ainda com palestras apresentadas pelo advogado Alexandre Diniz Rodrigues ( Políticas de incentivo à implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade), pelo secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Alfredo de Oliveira (Participação e controle social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano); pelo controlador geral do Município Ludemar Pereira, e por Ana Rita Orioli (Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano); e pelo secretário de Obras Rubens Almada (Instrumentos e Políticas de Integração Intersetorial e Territorial)
De acordo Almada, durante o evento também foi proposto a integração entre os municípios vizinhos, reunindo as questões apresentadas nas conferências de cada cidade, para a formação de um grande conjunto de idéias que possa vir a beneficiar toda a região.
Palavras chaves: CONFERÊNCIA