01/04/2009

Computadores começam a ser devolvidos no Colégio Getúlio Vargas

Devolução dos equipamentos foi solicitada à Justiça pelo prefeito

Computadores começam a ser devolvidos no Colégio Getúlio Vargas

Crédito: Wagner Alves

A Prefeitura de Resende recebeu, no começo da tarde desta quarta-feira, dia 01º de abril, a primeira remessa de computadores, cuja devolução ao Município foi determinada pelo juiz Thiago Gondim, da IIª Vara Cível, em atendimento a uma solicitação do prefeito José Rechuan (DEM). Os primeiros dez computadores foram recebidos pelo próprio prefeito (na foto com alunos), durante um ato ocorrido no Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria). Participaram deste ato os secretários municipais Marcial Correa (Gestão Administrativa e de Pessoas) e João Duarte (Desenvolvimento Humano e Fraternidade – Educação), além da diretora do colégio, Marci Thomaz.

Na primeira remessa de computadores entregue hoje no Colégio Getúlio Vargas, foram devolvidos também gabinetes, monitores, teclados, mouses, estabilizadores, caixas de som, oito cadeiras giratórias, 30 cadeiras fixas, 32 mesas, um servidor e um aparelho de ar condicionado.

- A devolução dos computadores representa um final honroso para a arbitrariedade praticada na ocasião  da retirada dos equipamentos das escolas municipais onde existiam laboratórios de informática para o aprendizado dos alunos. O governo municipal trabalhou muito pela volta dos computadores às unidades de ensino, de onde eles nunca deveriam ter saído – disse Rechuan, no ato da devolução realizada no Colégio Getúlio Vargas.

Entre os equipamentos que deverão ser devolvidos à Prefeitura  estão 148 computadores, oito impressoras jato de tinta, 128 mesas para trabalho, oito cadeiras giratórias, 360 cadeiras fixas e 16 aparelhos de ar condicionado, além de dezenas de estabilizadores. Em acordo assinado semana passada, na Prefeitura, a empresa se comprometeu em devolver 50 por cento dos equipamentos até o dia 27 de abril. O restante deverá estar no Município até o final de maio.

Os equipamentos tinham sido retirados das escolas municipais pela Investiplan no final de dezembro do ano passado, mas em fevereiro passado o prefeito José Rechuan solicitou na Justiça a devolução dos computadores. Isso porque, no contrato assinado durante a gestão do ex-prefeito Silvio de Carvalho (PMDB) para a prestação do serviço, em setembro de 2005, ficou estabelecido que após um ano da vigência desta contratação, os equipamentos passariam a pertencer ao patrimônio municipal.

Para o secretário João Duarte, a devolução dos computadores “significa uma vitória dos alunos, principalmente daqueles que participam do curso de informática”. Já a diretora do Colégio Getúlio Vargas, Marci Thomaz, disse que a volta dos equipamentos à escola “representa uma conquista de grande alcance social, pois a informática faz parte da grade curricular dos estudantes”.

Os computadores retirados ano passado – e que agora estão sendo devolvidos pela Investiplan – garantiam o funcionamento de laboratórios de informática nas seguintes escolas: Surubi, Júlio Verner (Vila Vicentina), Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III), Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos), Noel de Carvalho (Noel de Carvalho) e Getúlio Vargas (Cidade Alegria).

De acordo com o secretário municipal de Gestão Administrativa e de Pessoas, “os equipamentos recebidos passarão por uma avaliação técnica, que será feita pelo departamento de informática da Prefeitura”. Marcial Correa explicou ainda que “somente depois de terem as condições aprovadas é que o Município formalizará o termo de aceitação dos computadores”.

Palavras chaves: INFORMÁTICA