01/12/2010
Competição para portadores de deficiência reunirá dezenas de atletas em Resende
Jogos serão disputados nesta sexta-feira, dia 03, no Parque Tobogã
Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR
A Prefeitura de Resende promove nesta sexta-feira, dia 03, a última etapa do Circuito Agulhas Negras dos Jogos Especiais. O evento reunirá, no Parque Tobogã (foto), 80 atletas portadores de deficiência dos municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis.
Entre as instituições que vão participar da competição, cujo início será às 8 horas, estarão estudantes matriculados na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e a Associação Pestalozzi de Resende, entre outras.
A edição dos Jogos Especiais em Resende está sendo promovida de forma conjunta pelas seguintes instituições da Prefeitura: FUNRESP (Fundação Resende Esportes), Superintendência Especial de Eventos e Integração e a Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, órgão ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Os atletas de Resende fazem parte do Programa Gente Eficiente, que foi lançado neste ano pela Prefeitura com o objetivo de garantir a inclusão social dos cidadãos portadores de deficiência por meio do esporte, da cultura e do lazer.
Os atletas inscritos disputarão as modalidades de caminhada de 25 metros, cabo de guerra, arremesso a cesta, vôlei adaptado, jogos de mesa como dama, xadrez e tênis de mesa, além de atividades recreativas, como pintura facial, musica e dança. Haverá ainda entrega de medalhas aos participantes. O evento será encerrado com um almoço. O presidente da FUNRESP, Wagner Barcelos, destaca que esta última etapa vai marcar também a passagem do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (03 de dezembro).
- Os Jogos Especiais têm o propósito de promover uma grande confraternização, possibilitando também a troca de idéias entre os municípios para que possamos realizar ações integradas com o objetivo de garantir os direitos deste segmento importante da nossa população - disse Barcelos.
Palavras chaves: INCLUSÃO SOCIAL