12/11/2012
Comemoração da Semana da Consciência Negra começa em Resende nesta quarta-feira, dia 14
Cultura Negra será destaque na programação
Crédito: Arquivo - ACOM/PMR
A Prefeitura, por meio da Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, realizará no período de 14 a 23 de novembro a Semana da Consciência Negra. O evento terá o objetivo de celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), com atividades que vão resgatar a história dessa comunidade no município.
Segundo a titular da Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Sônia Maria de Freitas, a intenção é mobilizar a população para conhecer o trabalho que vem sendo realizado para esse segmento, tanto pelo poder público quanto por entidades do município.
- São exposições, homenagens e manifestações culturais que mostrarão um pouco dessa história. Vale ressaltar que a programação será aberta ao público, inclusive para estudantes de todas as redes de ensino do município - disse.
A Exposição intitulada "História de João Cândido - Revolta da Chibata" abrirá as comemorações no dia 14, às 19 horas, no Espaço Z. Na ocasião, serão expostos utensílios, objetos, artesanatos, pintura em tela e roupas típicas, que retratarão a trajetória do povo negro na cidade. A mostra ficará aberta à visitação até o dia 24 de novembro.
No dia 21, a partir das 19 horas, também no Espaço Z, a organização do evento fará uma homenagem a 10 pessoas que se destacaram na promoção da igualdade racial. Elas receberão o certificado denominado "Abdias Nascimento", uma homenagem ao ex-senador que durante sua passagem pela política defendeu a luta contra a discriminação no Brasil.
As comemorações da Semana continuarão no dia 23, com uma Roda de Samba. Intérpretes de escolas e blocos carnavalescos de Resende emocionarão o público com antigas composições. As apresentações terão início às 19 horas, no Espaço Z.
O encerramento das atividades acontecerá no dia 24, a partir das 16 horas, no Parque Zumbi. Com o apoio da Associação do Culto e da Cultura Afro de Resende será realizada uma reunião de religiões de origem africana.
- A lei municipal que criou a Semana da Consciência Negra foi sancionada em julho deste ano. Com isso, o evento passou a fazer parte do calendário oficial da cidade, devendo ser comemorado todos os anos neste período - frisa Sônia Maria de Freitas.