01/07/2011

Comediante Marcius Melhem e atriz Cacá Mouthé elogiam realização do Festival de Teatro

"O Cine Vitória é lindo, tem história e vai ficar maravilhoso"

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A terceira noite da programação relacionada ao XI FESTER (Festival de Teatro de Resende), que está sendo realizada desde terça-feira, dia 28, pela Prefeitura, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, trouxe para o palco do Cine Vitória, nesta quinta-feira, dia 30, uma mesa redonda sobre os temas educação, comunicação e o teatro, com a participação do comediante e roteirista Marcius Melhem (foto) e da herdeira do Teatro Tablado, a atriz Cacá Mouthé.

O encontro, na verdade foi um bate-papo descontraído entre os artistas e o público, que pode fazer perguntas, relacionadas não só ao assunto em debate, mas também às carreiras dos convidados.

Cacá Mouthé lembrou que participou como jurada do Festival de Teatro de Resende em 1988,  e destacou a importância da realização de festivais nas cidades de interior.

- Os festivais de teatro movimentam as cidades. É importante ter em todos os lugares gente não só assistindo, mas discutindo a arte e querendo se expressar artisticamente. Por isso, o teatro tem que se tornar para uma cidade mais do que um evento, até porque para assistir boas peças as pessoas podem ir para a capital. Os festivais fazem com que os jovens que assistem queiram fazer igual, fortalecendo a cultura local. Por isso, as cidades devem criar seus espaços visando o fortalecimento da cultura e a formação de públicos, oportunizando o acesso das pessoas à arte - disse.

Cacá também parabenizou a Prefeitura de Resende pela compra do Cine Vitória. Em sua opinião, a iniciativa representa um avanço muito grande no crescimento do teatro do Município.

- Foi genial a iniciativa da Prefeitura em adquirir esse espaço, que além de favorecer a formação de novos grupos de teatros no município, irá começar a formar platéia, e vai manter viva a história do Município. O Cine Vitória é lindo, tem história, e depois de reformado vai ficar maravilhoso – disse.

Marcius Melhem também apontou a aquisição do Cine Vitória “como um ponto positivo para a cultura de Resende”.

- Às vezes nas cidades, vemos pessoas se juntando para fazer arte e não tem onde mostrar. Ter um local para a arte é primordial. Um espaço aonde as pessoas podem vir, assistir, e o artista pode mostrar, exercendo esse elo do teatro entre o artista e o público -

Para o comediante, o teatro é uma ferramenta fundamental na educação das crianças

- O teatro é uma forma diferente de se ensinar e de se aprender, longe das antigas decorebas. O teatro socializa, ajuda desenvolver o trabalho em grupo e ensina as pessoas a se colocarem no lugar dos outros, uma façanha cada vez mais difícil neste mundo individualizado. Através da criação de um personagem, o ator vivencia a dor, o sofrimento e as alegrias dos outros. Esse é o grande trunfo do teatro – disse, explicando que através da ficção, as crianças têm a possibilidade de vivenciar, inclusive, situações que as incomodam no seu cotidiano, e, ao externar através do personagem acabam extravasando e aprendendo a lidar ou contornar essas situações.

Antes do encontro com esses renomados representantes do teatro brasileiro, o público conferiu a performance da companhia teatral de Resende, Cia da Ação, na encenação da peça ‘Orum-Avé-Orum´, ocorrida na Praça Oliveira Botelho, em frente ao Cine Vitória.

Palavras chaves: ESPETÁCULO NA PRAÇA