21/04/2021

COMEÇA CADASTRAMENTO PARA VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 DE IDOSOS A PARTIR DE 60 ANOS NO SITE DA PREFEITURA DE RESENDE

Cadastro, voltado para pessoas que estão fora da área de cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF), deve ser feito no site www.resende.rj.gov.br

Crédito: Raimundo Brasil

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue com o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19. Chegou a vez do cadastramento para a imunização contra a doença de idosos a partir de 60 anos de idade, que residem fora da área de cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF), ou seja, os postos de saúde do município. O cadastramento para este público deve ser feito, exclusivamente, no site institucional da Prefeitura de Resende (www.resende.rj.gov.br).

O formulário para o cadastro de vacinação contra o novo coronavírus está disponível na página inicial do site institucional, basta acessar o link (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeAbkaWPSgs_0ovDYiRYkltXsGYOLnjrbzrKOq_9hZAaLn91Q/viewform) ou clicar no banner da campanha “Cadastre-se aqui para vacinar contra a Covid-19" do canal oficial. Os idosos desta faixa etária devem informar os seguintes dados: nome completo; data de nascimento; nome completo da mãe; CPF (Cadastro de Pessoa Física); número do cartão do SUS (opcional); endereço completo; telefone fixo (se tiver); e número de celular para contato via WhatsApp com DDD. Após preencher o formulário, o munícipe envia os dados e aguarda o contato da Secretaria Municipal de Saúde.

Os bairros que não possuem a cobertura da ESF são: Manejo; Vila Julieta; Alvorada; Morada da Colina; Mirante das Agulhas; Ipiranga; Jardim Brasília I e II; Tangará; Vila Araújo; Centro; Comercial; Jardim Tropical; Barbosa Lima; Campos Elíseos; Casa da Lua; Alphaville; Limeira; Monte Castelo; Sertãozinho; Boca do Leão; Terra Livre; Bela Vista e Nova Liberdade. Estes idosos serão vacinados pelo sistema drive-thru, após confirmação do cadastro e agendamento para comparecimento à Área de Exposições.

O prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz, reforça que a nova etapa da campanha segue o Plano Nacional de Imunizações (PNI) contra a Covid-19, conforme a chegada das doses no município.

— O cadastramento vem sendo ampliado de acordo com o recebimento das novas doses da vacina, entregues pelo Ministério da Saúde, na cidade. Desta vez, os idosos com idade a partir de 60 anos, que não são cobertos pelos postos de saúde, devem se cadastrar para serem contemplados nos próximos circuitos de drive-thru. Para isto, é muito importante que os idosos ou responsáveis pelo cadastro fiquem atentos às ligações recebidas no telefone de número informado no site, em função da confirmação do dia e do horário marcados para a vacina. Também é necessário que o cadastro seja efetuado com os dados corretos. Mesmo com a evolução do processo de vacinação no município, todos devem continuar com os cuidados de segurança sanitária, tais como: uso de máscaras de proteção; higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%; e distanciamento social adequado – frisa.

O governo municipal informa que a resposta do cadastro com o agendamento para a imunização contra a Covid-19 deve ser aguardada, lembrando que a confirmação não ocorre de imediato em razão da relação de pessoas com a faixa etária existente e o número de doses da vacina disponibilizadas gradualmente pelo Ministério da Saúde. Caso o idoso tenha enviado os dados via WhatsApp até o dia 26 de março de 2021, não precisará se cadastrar pelo site novamente, pois as equipes entrarão em contato em breve.

Palavras chaves: Cadastramento, Covid-19, 60 Anos, Idosos, Vacinação, Imunização