Assistência Social e Direitos Humanos

09/01/2013

Começam nesta quinta-feira as inscrições para o Projovem, destinado a adolescentes de 15 a 17 anos

Adolescentes participam nesta semana de Colônia de Férias

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos inicia, nesta quinta-feira, dia 10, as inscrições para o ProJovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens). O programa é uma parceria da Prefeitura com o Governo Federal. As inscrições, que se estendem até o dia 25 de janeiro, poderão ser feitas no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) dos bairros Lavapés, Toyota, Itapuca e Fazenda da Barra. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.

Para se inscrever, o interessado deve ter idade de 15 a 17 anos, estar matriculado em uma escola da rede pública de ensino, ter o NIS (Número de Identificação Social) do Programa Bolsa Família, além de comprovante de residência, documento de identidade e foto 3X4. No ato da inscrição, o adolescente deve se apresentar acompanhado do responsável, que também precisa estar munido de documento de identidade e CPF.

Segundo a coordenadora o ProJovem Adolescente em Resende, Rita de Cássia Monnerat, as atividades do programa começam no dia 4 de fevereiro. Além de ações culturais, sociais e esportivas, este ano o programa lançará o projeto "Música, Arte e Educação", projeto que pretende formar uma banda musical.

Para a implantação do projeto foram adquiridos pela Secretaria Assistência Social 21 instrumentos como trombone, saxofone, trompa em fá, teclado, prato, tarol, bumbo, trompete, clarinete e bombardino. As aulas teóricas e práticas estarão sob a responsabilidade da musicista Evanilda Oliveira Souza, e acontecerão no casarão onde antes funcionava o asilo Nicolino Gulhot, no Centro Histórico.

COLÔNIA DE FÉRIAS - Iniciado na última terça-feira, dia 8, a Colônia de Férias do Projovem segue com sua programação. O evento é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos com a Superintendência Especial de Eventos e a Fundação Resende Esportes (FUNRESP). Nesta quinta-feira, dia 10, de 9h ao meio-dia, as atividades acontecem no Horto Municipal do Bairro Paraíso. Os adolescentes encenarão uma peça com o tema "Como resolver conflitos em família".

No dia 14, eles assistirão uma exibição do filme "Os Vingadores", na Câmara Municipal, também às 9h e, em seguida, participam de um debate sobre o tema exibido. A colônia de férias termina na próxima quarta-feita, dia 16. Neste dia, será promovido um concurso de dança com os adolescentes.

Palavras chaves: JUVENTUDE