10/08/2010

Melhorias estão entre as ações do Projeto Urbano Humano

Começam as obras de revitalização da Praça Oliveira Botelho

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

As obras de revitalização da Praça Oliveira Botelho começam esta semana. O anúncio foi feito hoje pelo prefeito José Rechuan (DEM), que destacou a realização das obras como outra ação importante prevista no Projeto Urbano Humano, cuja coordenação é da Secretaria Municipal de Urbanismo e Arquitetura. Com a revitalização do logradouro, a Prefeitura torna realidade mais um passo no sentido de resgatar o passado histórico da região central de Resende. Na manhã desta segunda-feira, dia 09, alguns trabalhadores já realizavam na praça o serviço de marcação para o início das obras no local. A primeira fase dos trabalhos na Praça Oliveira Botelho deverá ser concluída no período de dois a três meses. Entre as ações planejadas para a etapa inicial da revitalização da Praça Oliveira Botelho está a abertura de uma nova pista em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, destinada ao tráfego de veículos provenientes principalmente da Rua Luiz Barreto, a via conhecida como “ladeira da praça”. Com a construção desta nova pista, os carros terão acesso direto às ruas Eduardo Cotrim e Padre Marques, não precisando mais fazer o contorno na esquina da Rua Doutor Cunha Ferreira, como acontece hoje. Outra melhoria prevista é a construção de um calçadão no trecho entre as proximidades da esquina com a Rua XV de Novembro e o início da Eduardo Cotrim. Paralelo ao calçadão, haverá uma pista destinada à circulação de veículos. A instalação de equipamentos, como quiosques e luminárias, está prevista para a segunda fase do projeto. Autor do Projeto Urbano Humano, o secretário municipal de Urbanismo e Arquitetura, arquiteto Ton Kneip (foto), informou que durante o andamento dos trabalhos de revitalização da Praça Oliveira Botelho poderão ocorrer modificações temporárias no sistema viário do local. Quanto à revitalização da Avenida Nova Resende, em Campos Elíseos, o secretário disse hoje que a Prefeitura já concluiu as obras de asfaltamento. A próxima etapa será a construção do calçadão que vai se localizar às margens do Rio Paraíba do Sul, além de uma ciclovia. O calçadão e a ciclovia da Avenida Nova Resende deverão terminar em 30 dias.
Palavras chaves: Nova Pista