Indústria e Comércio

21/05/2014

Começa temporada de Montanhismo em Resende

Abertura da temporada terá exposição fotográfica, palestras e passeio

Começa temporada de Montanhismo em Resende

Crédito: Antônio Leão - SMTE/PMR

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, está apoiando o evento "Abertura da Temporada de Montanhismo - Resende", promovido pelo Grupo Excursionista Agulhas Negras (GEAN), que tem como objetivo difundir o esporte e divulgar o potencial existente para a prática do montanhismo no município.

Com este intuito, o GEAN abre o evento neste sábado, dia 24 de maio, a partir das 13h30, no Espaço Z, com exposição de fotografias e palestras; e prossegue no domingo com passeios ao Pico das Agulhas Negras e à Pedra Selada. O evento conta com o apoio da Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ), do Parque Nacional do Itatiaia e do Parque Estadual da Pedra Selada.

Segundo o secretário de Turismo, Antônio Leão, o evento é inspirado em outros semelhantes que já ocorrem no Rio de Janeiro, Petrópolis e em Teresópolis para difundir o potencial do município para essa prática.

- As montanhas de Resende já são muito procuradas por montanhistas de todo o Brasil, mas queremos difundir cada vez mais essa prática e marcar a abertura da temporada, que se inicia no outono e vai até a primavera, períodos em que há menos ocorrência de chuvas, tornando a atividade mais segura. Além disso, o clima mais frio também favorece as caminhadas e escaladas - explicou o secretário.

O presidente do GEAN, Agenor Maia de Siqueira, explicou que os montanhistas experientes já conhecem o potencial de Resende e procuram a cidade neste período. Ele destaca que os moradores da cidade que desejem praticar o esporte devem se associar a um clube especializado, que realiza excursões com orientações, ou contratar um guia turístico.

- Realizar o esporte junto a um clube ou acompanhado de um guia é uma questão de segurança e evita que os praticantes amadores possam se perder nas inúmeras trilhas - explicou Agenor, destacando que o cuidado com o meio ambiente e às normas de segurança devem sempre ser observados.

O evento, aberto ao público em geral, começa às 13h30 de sábado com a Exposição Fotográfica "Atrativos Naturais de Resende e Região"; às 14 horas acontece a palestra "História do Montanhismo em Itatiaia" com Waldecy Lucena, que é montanhista há 30 anos e presidente do Centro de Excursionista Rio de Janeiro (CERJ); seguido pela palestra "Transformando Sonhos em Realidade", com a montanhista Karina Filgueiras. O encerramento está previsto para as 18 horas.

No domingo, dia 25, um grupo de cerca de 80 pessoas sairá do Espaço Z às 6 horas em direção ao Parque Nacional do Itatiaia, onde subirão o Pico das Agulhas Negras, e à Pedra Selada, no Parque Estadual da Pedra Selada.

Palavras chaves: ESPORTE