Assistência Social e Direitos Humanos

22/11/2012

Combate à Violência contra a Mulher: Prefeitura promove caminhada nos bairros

Com apitos e faixas, movimento terá ainda cruzes com nomes de mulheres vítimas de violência

Combate à Violência contra a Mulher: Prefeitura promove caminhada nos bairros

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura, através da Coordenadoria da Mulher, serviço vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, promove entre os dias 26 e 28 de novembro um movimento para marcar o Dia Internacional de Não Violência contra as Mulheres. O ponto alto do movimento será na próxima segunda-feira, dia 26, às 15 horas, quando será realizada uma caminhada pelas ruas centrais de Campos Elíseos.

- Todos os participantes da caminhada sairão às ruas com apitos e adesivos com a frase ‘Basta de violência contra a mulher'. Nesta caminhada também vamos lembrar o nome das 22 mulheres mortas em Resende vítimas de violência desde o ano 2004. Para isso utilizaremos cruzes simbolizando cada uma dessas vítimas - explicou Vani Vasconcelos, do NIAM (Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher), salientando que o evento será encerrado no Calçadão de Campos Elíseos, com a distribuição de material da campanha.

Na terça-feira, dia 27, o movimento será realizado no bairro Cidade Alegria, com concentração a partir das 9 horas, próximo ao DPO (Destacamento de Polícia Ostensivo) do bairro. Já na quarta, 28, a concentração será também às 9 horas, em frente à Igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro Paraíso.

Segundo Vani, Resende faz parte neste ano de uma rede mundial que tem como objetivo promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres.

A data de 25 de novembro foi declarada pela Assembleia Geral das Nações Unidas como Dia Internacional de Não Violência contra as mulheres, dia que marca a violência sofrida pelas irmãs Mirabal praticada pelo governo Dominicano. Elas foram presas, torturadas e assassinadas nesta mesma data, em 1960.

Em Resende, as mulheres vítimas de violência são atendidas no NIAM. O órgão, ligado à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, realiza, por mês, uma média de 170 atendimentos. Entre os serviços oferecidos no local, que funciona na rua Macedo de Miranda, 81, no bairro Jardim Jalisco, estão acompanhamento psicológico e com assistente social, visitas domiciliares, ações itinerantes, busca ativa de mulheres que fazem registro de ocorrência na delegacia de violência doméstica, encaminhamento para serviços da Prefeitura e para abrigos em outros municípios, além do trabalho preventivo, que inclui palestras em escolas e empresas, entre outros.

Entre as ações preventivas, no início deste ano, a Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Mulher, distribuiu cartilhas com o tema "Preconceito não faz o nosso gênero", com o objetivo de divulgar o trabalho de prevenção e combate à violência contra a mulher.

Palavras chaves: MULHER