21/03/2014

Combate à dengue: Mutirão volta ao bairro Paraíso neste sábado

Objetivo é recolher depósitos que acumulam água e podem ser tornar criadouro do mosquito transmissor

Combate à dengue: Mutirão volta ao bairro Paraíso neste sábado

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura realizará neste sábado, dia 22, mais um mutirão de combate à dengue no bairro Paraíso. Cerca de 20 funcionários municipais, entre fiscais sanitários e agentes comunitários, estarão no local, das 8h às 13h, recolhendo materiais que podem acumular água e se tornar criadouro do mosquito transmissor da dengue. No último sábado, dia 15, a Prefeitura recolheu 14 caminhões de lixo no bairro.

- O objetivo é recolher recipientes que acumulam água, como garrafas, pneus, latas velhas, tambores, entre outros. Muitos moradores estão colocando entulho nas calçadas, como restos de obras, o que prejudica o trabalho de combate à dengue, que é o nosso foco - reforça a superintendente de Vigilância em Saúde, Lúcia Albuquerque.

Os trabalhos contam com o apoio de seis caminhões e três máquinas retroescavadeiras. A ação é uma parceria entre as Secretarias de Saúde, Obras e Administração e a Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR). Durante o mutirão, o carro fumacê também percorre as ruas do bairro.

Nos oito mutirões de 2014, foram recolhidos mais de 100 caminhões de lixo. Já foram beneficiados com a ação os bairros Baixada da Olaria, Jardim Aliança, Morada do Contorno, Alegria Velha, Itapuca, Nova Liberdade, Liberdade e Paraíso.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, o calendário do mutirão está sendo definido semanalmente, de acordo com os números de casos notificados e o índice de infestação de larvas do mosquito transmissor da dengue. Nesta semana, inclusive, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LirAa), que identifica a situação do município em relação ao número de criadouros.

De acordo com o último levantamento divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Resende, até o dia 14 de março, foram confirmados em Resende três casos de dengue.

Palavras chaves: COMBATE À DENGUE