07/01/2014

Combate à dengue: Mutirão acontece neste sábado (11), no Jardim Aliança II

Foco do trabalho é recolher material que acumula água

Combate à dengue: Mutirão acontece neste sábado (11), no Jardim Aliança II

Crédito: Foto: Jorge Trindade

Após breve paralisação por conta das festividades de final de ano, será retomado neste sábado, dia 11, o mutirão de limpeza e combate à dengue, promovido pela Secretaria de Saúde, com apoio das secretarias de Obras, de Administração, além da Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR). Os trabalhos, que contarão com a participação de vigilantes sanitários, serão no bairro Jardim Aliança II, das 8 às 13 horas.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Lúcia Albuquerque, o objetivo da ação é recolher material que acumula água parada e que pode se tornar criadouro do mosquito transmissor da dengue, como depósitos de plástico, garrafas, pneus, entre outros objetos.

- É importante ressaltar que o foco do mutirão não é retirar entulho e restos de obras. Contamos com a colaboração dos moradores, pois a melhor maneira de combater a doença é a prevenção, ou seja, evitar que o mosquito transmissor se prolifere – destacou a superintendente.

Durante o mutirão, os moradores vão receber, também, orientações a respeito dos cuidados necessários para diminuir a incidência de focos do mosquito. Além disso, o carro fumacê vai percorrer as ruas do bairro. Com a participação de cerca de 15 servidores municipais, o último mutirão, no final de 2013, recolheu sete caminhões de lixo do bairro Vila Isabel. O trabalho contou também com oito caminhões e três retroescavadeiras.

O calendário do mutirão é definido semanalmente, com base nos números de casos notificados e o índice de infestação de larvas do mosquito transmissor da dengue. No ano passado, mais de 30 mutirões foram realizados pela Prefeitura, com o recolhimento de mais de 350 caminhões de entulhos de bairros como Cidade Alegria, Jardim Primavera III, Toyota, Paraíso, Morada do Contorno, Liberdade, Itapuca, Cabral, Nova Alegria, Surubi, Novo Surubi, Vila Alegria, Castelo Branco, Jardim Aliança, Vila Isabel, Toyota e Nova Liberdade.

Em 2013, a Prefeitura registrou 561 casos de dengue, entre as 2.158 notificações.

Palavras chaves: Dengue