13/12/2011

Balanço é divulgado pela Secretaria Municipal de Fazenda

Comércio e Serviços: Número de alvarás de licença cresce 35 por cento

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Fazenda, apresentou nesta semana um relatório sobre o número de empresas abertas no Município dentro do segmento comercial (foto) e de serviços, no período de janeiro de 2009 a 01 de dezembro de 2011.

Em quase três anos, foram liberados 2.994 Alvarás para as empresas enquadradas nestes setores, o que representa um crescimento de 34,39 por cento numa comparação com relação a 2008, último ano da administração passada. No entendimento do prefeito José Rechuan (PP), este dado significa mais um resultado positivo das ações da Prefeitura visando incrementar o comércio e a área de serviços enquanto atividades econômicas.

- Desde o inicio da nossa administração, em janeiro de 2009, trabalhamos para o desenvolvimento dos cinco pilares importantes da economia de Resende: a indústria, o comércio, a agropecuária, o turismo e a atividade de serviços. Por conta de todo trabalho, crescemos com a chegada de diversas empresas, entre elas, a montadora Nissan. No turismo, estamos indo para um novo patamar com a inauguração da Estrada-Parque. Já na agropecuária, temos colocado em prática ações no sentido de valorizar o produtor rural. Quanto ao comércio e serviços, os resultados também são positivos, o que se constata no crescimento em quase 35 por cento do número de alvarás de licença liberados - comenta Rechuan.

Segundo dados destacados pelo secretário municipal de Fazenda, Renato Viegas, em 2009 foram inscritas no cadastro da Prefeitura, 743 novos contribuintes nos segmentos de comércio e serviços, um aumento de 9,53 por cento levando-se em conta os dados de 2008 (7.794 cadastros). Em 2010, o aumento foi ainda maior, chegando a 14,27 por cento, com a inscrição de 1.218 contribuintes. Já 01 de janeiro e 01 de dezembro de 2011, o crescimento chegou a 10,59 por cento, o que retrata um acréscimo de mais 1.033 novos contribuintes.

- Estes dados apresentados são importantes, não somente pelo aumento de arrecadação, proveniente dos impostos, entre eles o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o ISS (Imposto Sobre Serviços), mas, principalmente, no que se refere à geração de empregos e renda para nossa população - comenta o secretário Viegas.

O relatório apresenta um crescimento amplo das atividades no Município, de 2009 a 2011, dentre os quais se destacam: comércio varejista (padarias, supermercados e lojas de departamentos) - aumento de 45 por cento; alojamento e alimentação (hotéis, restaurantes e anchonetes) - 60 por cento; serviços (lavanderia, cabeleireiro e manicure), 58 por cento; comércio de manutenção de automóveis - 36 por cento; construção (obras de engenharia civil) - 43 por cento; indústria de transformação (serralheria, manutenção e reparação de máquinas de escritório e de informática) - 58 por cento; atividades financeiras - 81 por cento; informação e comunicação (serviços prestados às empresas) - 78 por cento,  dentre outros.

Palavras chaves: Resultados Positivos