07/04/2011

Com apoio da Prefeitura, atores representam Resende em Festival de Teatro no Paraná

Companhia LIAAT vai encenar peça "Para Rir e Chorar de Rir"

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Companhia LIAAT de Theatro viajou na manhã desta quinta-feira, dia 07, para participar do Mostra Paralela Fringe, uma das atrações previstas na programação da 20ª edição do Festival de Teatro de Curitiba (PR).

Com o apoio da Prefeitura de Resende, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, o grupo estará se apresentando pela primeira vez fora do estado do Rio de Janeiro.

Durante o evento, a companhia vai encenar a peça “Para Rir e Chorar de Rir”, nesta sexta-feira (dia 08) e sábado (dia 09), no Teatro Fábrika.

O presidente da Fundação Casa da Cultura, André Whately (ao centro, na foto), acompanhou o embarque do grupo, ocorrido no Rodoshopping Graal, e manifestou a importância da participação no Festival. No entendimento de Whately, por meio deste evento, “a Companhia LIATT vai elevar ainda mais a cultura de Resende”.

- É muito importante a participação de um grupo da nossa cidade no Festival de Curitiba, motivo pelo qual a administração do prefeito José Rechuan não mediu esforços em apoiar a ida da Companhia LIATT. Reafirmamos ainda o teatro como uma das prioridades da Prefeitura de Resende a partir de 2009 na área da cultura. Nos últimos dois anos, por exemplo, o Festival de Teatro de Resende foi destacado pela imprensa regional como um dos grandes acontecimentos do gênero no interior fluminense – disse André Whately.

O diretor da Companhia LIATT, Leandro Resende, destacou a colaboração de muitos amigos na viagem e ressaltou a importância do apoio da administração municipal.

Ele reconheceu que “a Prefeitura, por meio da Casa da Cultura, tem tido um papel importante no teatro da nossa cidade”.

-  A administração do prefeito José Rechuan tem sido positiva tanto no espaço que proporciona à cultura, quanto no apoio que oferece aos grupos teatrais - afirmou Leandro.

Em atividade há 12 anos, a Companhia LIATT conta com várias participações em mostras e apresentações pela cidade, sendo uma das mais atuantes de toda a região, com a realização de pelo menos três montagens por ano.

A comédia “Para Rir e Chorar de Rir”, que será apresentada em Curitiba, tem textos e direção de Leandro Resende. O roteiro é dividido em 11 quadros, com apresentações variadas, como monólogos, improvisos e esquetes teatrais.

A peça conta no elenco com Sônia Pimenta, Wendel PC, Leandro Resende, Marcela Mattos, Brenda Scorpions, Miriam Duarte e Marco Esch. Fazem parte da produção Celso Sellmer, Kátia Luciene e Érica Ferreira.

- Nossa expectativa é muito grande com esta nossa primeira apresentação fora do Rio de Janeiro. A peça Para Rir e Chorar de Rir, já foi encenada em Quatis, Resende e Volta Redonda, tendo atraído um público de mais de mil expectadores – disse Leandro Resende.

Palavras chaves: CULTURA