07/12/2009

Coleta seletiva: Rechuan anuncia melhorias para projeto de reciclagem

Programa ganhará nova sede e novos equipamentos

Coleta seletiva: Rechuan anuncia melhorias para projeto de reciclagem

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

O Recicla Resende, programa de reciclagem de lixo realizado através de uma parceria entre a AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende) e a Cooperativa de Catadores de Resende (foto), ganhará uma nova sede, com área de aproximadamente 1200 metros quadrados, já no inicio do próximo ano, além de quatro novas prensas; um elevador de material prensado; uma máquina destinada à picotagem de garrafas PET e dois novos caminhões, destinados ao recolhimento de material reciclado. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira, dia 07, pelo prefeito José Rechuan (DEM). Já o presidente da AMAR, Paulo Fontanezzi, divulgou uma série de medidas tomadas pela Prefeitura de Resende em apoio às famílias do Recicla Resende, desde o incêndio ocorrido na sede da Cooperativa, há três semanas. A nova sede do Recicla Resende, a ser montada no mesmo local da sede anterior, próximo ao Parque de Exposições, será composta por três galpões, doados pela Siderúrgica Votorantim. Estes galpões, somados, totalizam uma área quatro vezes maior que o antigo prédio, destruído pelo incêndio. Foi o que revelou Fontanezzi, ao comunicar a existência de um processo licitatório aberto pela Prefeitura, por determinação de Rechuan, pouco depois do incêndio, para aquisição dos novos equipamentos e veículos para Cooperativa. Segundo Rechuan, “as novas máquinas, juntas às prensas que a atual administração municipal já conseguiu viabilizar para Cooperativa, irão triplicar a capacidade de produção de material reciclável”. - O mesmo acontecerá quando os dois caminhões novos forem adquiridos, porque passaremos a contar com quatro caminhões de coleta, o que irá representar a geração de uma renda melhor para um número maior de famílias que estiverem participando do ‘Recicla Resende’. Além disso, não podemos esquecer que estas melhorias vão resultar numa redução significativa de lixo destinado ao aterro sanitário do município – disse o prefeito. Paulo Fontanezzi explica que, atualmente as 25 famílias integrantes da Cooperativa ‘Recicla Resende’ operam em um galpão de cerca de 500 metros quadrados, localizado no Parque de Exposição de Resende, com o auxílio de duas prensas e dois caminhões de coleta seletiva. - As famílias estão sendo amparadas com a doação de cestas básicas e auxílio psicológico, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Solidariedade. Além disso, estamos buscando parcerias junto aos empresários da região, com objetivo de minimizarmos os efeitos causados pelo incêndio ocorrido em novembro na sede do projeto – disse Fontanezzi, acrescentando que a Prefeitura viabilizou há cerca de 60 dias, a inscrição do 'Recicla Resende' no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) - juntamente com o Alvará Municipal concedido pelo executivo municipal, a concessão do CNPJ fez com que a Cooperativa saísse da informalidade. PARQUE DAS ÁGUAS - A Prefeitura realiza atualmente o recapeamento dos mil metros da pista de caminhada no Parque das Águas, localizado no Bairro Jardim Jalisco. A obra deverá ficar pronta nos próximos dias. O presidente da AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende), Paulo Fontanezzi, afirma que a realização deste serviço tem como objetivo “melhorar ainda mais as condições para a prática de exercícios físicos por parte das pessoas que frequentam o Parque das Águas”.
Palavras chaves: MEIO AMBIENTE