25/05/2009

Coleta seletiva: alunos vão recolher materiais recicláveis

Projeto começa pelo Colégio Noel de Carvalho

Coleta seletiva: alunos vão recolher materiais recicláveis

Desenvolver a consciência ecológica, despertando, nos estudantes, a atenção para a importância do lixo reciclável. Este é o objetivo do projeto “Coleta Seletiva, Adote Essa Idéia”, que envolverá alunos, pais, professores, orientadores e diretores do Colégio Municipal Noel de Carvalho, que fica no bairro Nova Liberdade, e terá início no dia 01º de junho (terça-feira da próxima semana). A iniciativa está sendo implantada através de uma parceria entre duas secretarias municipais: Desenvolvimento Humano e Fraternidade (Educação) – Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida.

Uma das coordenadoras do projeto, a professora Fátima Helena da Fonseca Miranda, acredita que o projeto envolverá mais de três mil pessoas, entre alunos, familiares e profissionais da escola. A escola tem 1.099 alunos, do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental. Segundo ela, os alunos deverão trazer de casa o lixo reciclável e depositá-lo nos latões que ficarão espalhados no pátio do colégio. Todo material recolhido será vendido para uma empresa de reciclagem. E o dinheiro arrecadado com esta comercialização será usado na compra de materiais para a escola e em atividades para os alunos.

Além da coleta de materiais recicláveis, serão desenvolvidas outras ações, como a confecção de materiais didáticos alternativos, usando sucatas; realização de palestras e organização de um livro com histórias sobre o lixo.

- Muita gente ainda pensa que a lata de lixo é um lugar que faz desaparecer tudo aquilo que jogamos fora. Na verdade, muita coisa pode ser reaproveitada. Um dos pontos positivos da reciclagem é a preservação do meio ambiente,  o que tem influência direta na melhoria da qualidade de vida da população – disse a professora.

Para Fátima Helena, o projeto trará grande contribuição sobre a destinação correta dos resíduos sólidos, além de despertar nas pessoas envolvidas no projeto a consciência de que praticamente todo o lixo pode ser reaproveitado. “Muito do que jogamos fora pode ser reaproveitado, inclusive, na confecção de ricos e criativos materiais didáticos”, ressalta a professora. Ela lembra ainda que mais de 40 por cento do lixo doméstico pode ser reutilizado.

Esta será a segunda vez em menos de três meses que os alunos do colégio participam de uma iniciativa voltada à conscientização deles enquanto cidadãos. No mês de março, eles realizaram a Gincana Ambiental, através da qual recolheram garrafas, latas e plásticos, entre outros objetos que acumulam água parada, diminuindo dessa maneira os riscos de proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Palavras chaves: QUALIDADE DE VIDA