09/02/2009

Colônia de férias para idosos vai até sexta-feira

Atividades serão realizadas no CIEP do Manejo

Colônia de férias para idosos vai até sexta-feira

Começa nesta segunda-feira, dia 09, e vai até a próxima sexta-feira (13) a colônia de férias "Envelhecimento Saudável", que atenderá os idosos residentes em Resende. Promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Solidariedade, a iniciativa tem como objetivo valorizar este segmento da população do município, “promovendo a integração destes cidadãos na sociedade”.

Segundo a coordenadora da Linha de Atenção ao Idoso da Secretaria, Sandra de Souza Guimarães, a previsão é que cerca de 80 idosos compareçam diariamente à escola da FAETEC, onde as atividades da colônia de férias serão realizadas. A FAETEC se localiza no CIEP do Manejo.

- Vamos oferecer diversas atividades, entre elas palestras diárias, ações recreativas, arte terapia e sessões de cinema. A colônia terá o acompanhamento de profissionais da própria Prefeitura, como psicólogos, pedagogos, músicos e professores de Educação Física – explicou Sandra, acrescentando que a iniciativa está sendo desenvolvida em parceria com a FUNRESP (Fundação Resende Esportes).

Todos os idosos da cidade estão convidados a participar da Colônia, principalmente os que participam das atividades rotineiras desenvolvidas nos Centros de Convivência da Terceira Idade dos bairros Cidade Alegria, Paraíso e Manejo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na hora.

No ano passado, 370 idosos participaram das ações realizadas nestes centros de convivência e nos pólos de atendimento ao idoso de Resende. A proposta da Prefeitura é ampliar este número em 2009 para 500 pessoas atendidas.  Para participar das atividades dos Centros de Convivência, os interessados devem se dirigir à unidade mais próxima de sua casa e marcar um atendimento com o psicólogo. Neste começo de ano, os idosos devem procurar os centros dos bairros Manejo (Parque Tobogã) e Paraíso, já que a unidade da Cidade Alegria passará por reformas, pois foi assaltada recentemente.

- Nos Centros de Convivência, o Poder Público oferece atividades como coral, banda de percussão, aulas de espanhol, fisioterapia preventiva, artesanato e ginástica, entre outros. É importante que o idoso passe por essa entrevista com o psicólogo para saber em qual atividade é a mais indicada para o atendimento das suas necessidades – destacou a coordenadora, acrescentando que o aumento do equilíbrio físico, social e psicológico, além do resgate da auto-estima, estão entre os benefícios principais proporcionados pela colônia de férias dos idosos e o atendimento oferecido nos Centros de Convivência.

Palavras chaves: TERCEIRA IDADE