05/07/2012

Colégio Getúlio Vargas recebe lousas digitais

Equipamentos serão instalados em bloco da escola cuja reforma já foi concluída

Colégio Getúlio Vargas recebe lousas digitais

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O Prefeito José Rechuan e a Secretária de Educação de Resende, Rosaly Azevedo, entregam nesta sexta-feira, dia 06 de julho, às 09 horas, dez lousas digitais para o Colégio Municipal Getúlio Vargas.

Os novos equipamentos serão instalados nas salas de aula do primeiro bloco da unidade cuja reforma já está concluída. Desde o mês de março deste ano, o Colégio está recebendo obras de reforma geral e climatização, um investimento da Prefeitura da ordem de R$ 547.037,79.

De acordo com Rosaly, a lousa digital é como uma tela grande de um computador que substitui o antigo quadro negro e possibilita maior interatividade entre alunos e professores. Desta forma, tudo o que se pensar em termos de recursos de um computador, de multimídia, simulação de imagens e navegação na internet é possível com ela.

O professor pode preparar apresentações em programas comuns de computador, como Power Point, por exemplo, e complementar com sites na internet. A tecnologia permite ainda criar ou utilizar jogos e atividades interativas.

- A instalação destas lousas é um avanço muito grande para a educação. Em 2009, as escolas do município ainda contavam com o velho quadro negro de giz, que causavam alergias tanto nos estudantes quanto nos professores. Conseguimos substituí-los em todas as escolas por lousas brancas, com canetas Pilot, e agora estamos entregando lousas digitais. Trocamos também os mimeógrafos por copiadoras com capacidade para atender cada uma das unidades e entregamos notebooks para todos os professores, entre outros investimentos em tecnologias - enumerou a secretária.

O pacote de ações da Secretaria de Educação inclui a reforma das escolas, capacitando-as para a instalação dos equipamentos e, principalmente, a formação dos professores para lidar com as novas tecnologias. O Colégio Getúlio Vargas é a segunda unidade a receber lousas digitais. A primeira foi a Escola Municipal Noel de Carvalho, cujas obras de reforma geral foram inauguradas no mês passado. Essa unidade recebeu 12 lousas digitais, sendo uma para cada sala de aula.

Já no primeiro bloco do Colégio Getúlio Vargas, todas as dependências receberam aparelhos de ar condicionado, reforma dos pisos e das paredes, pintura interna e externa, revisão elétrica e hidráulica. Além disso, o telhado ganhou novo forro termo acústico e os banheiros foram adaptados para a acessibilidade de pessoas deficientes. A previsão é de que a reforma de todo o colégio seja concluída nos próximos meses.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO