08/04/2016
Clínica da Família será inaugurada em Resende nesta segunda
Unidade na Morada da Montanha vai atender cerca de 8.500 pessoas
Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR
O prefeito José Rechuan e o Governo do Estado inauguram nesta segunda-feira, dia 11 de abril, a Clínica da Família, no bairro Morada da Montanha, às 17h. A unidade vai atender aproximadamente 8.500 pessoas dos bairros Morada da Montanha, Jardim D'Oeste, Jardim Aliança I e II, Mirante da Serra e Morada do Contorno. O funcionamento já começa partir de terça-feira, dia 12, às 7h.
A Clínica da Família tem cerca de 400 metros quadrados e conta com duas equipes de Saúde da Família. A clínica dispõe de cinco consultórios para atendimento ginecológico, consultas médicas e fisioterapia, dois consultórios odontológicos, salas para educação em saúde, para realização de procedimentos, para vacinação e para esterilização, além de dispensário de medicamentos e banheiros adaptados.
O governo do estado foi responsável pela construção da unidade e pela compra dos equipamentos. O investimento do governo tem como objetivo ampliar e qualificar a Atenção Básica nos municípios fluminenses.
Já a Prefeitura contratou os profissionais que atuarão na Clínica da Família, como médicos clínico geral, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários, dentistas, auxiliares de saúde bucal, entre outros.
O secretário de Saúde, Daniel Brito, afirmou que a população da região da Grande Alegria cresceu muito nos últimos anos, mas não houve investimentos por parte dos governos anteriores para ampliar os serviços de saúde na região da Grande Alegria, o que mudou a partir de 2009.
Entre as melhorias na saúde nesses bairros realizadas pela atual administração estão a chegada da UPA, a inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas da Alegria, a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde da Grande Alegria, as obras de melhorias no posto do bairro Jardim Primavera e a construção dos módulos de Saúde da Família dos bairros Cidade Alegria e Nova Alegria, além da implantação da Academia da Saúde.
- Esses moradores já contavam com uma unidade que oferecia consultas em especialidades. Com a chegada da UPA, no atual governo, passaram a ser assistidos no atendimento de emergência. E conseguimos também investir na atenção básica, responsável pelos trabalhos de prevenção, com a inauguração de duas novas unidades de Saúde da Família e a Clínica da Família, que chega para atender uma área em expansão no município - destacou Brito.