10/08/2010

Cirurgias de catarata são realizadas no Hospital de Emergência

Melhorias realizadas pela Prefeitura garantem atendimento aos pacientes

Cirurgias de catarata são realizadas no Hospital de Emergência

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

O serviço para a realização de cirurgias de catarata em Resende passou por uma reestruturação desde o início da administração do prefeito José Rechuan (DEM), o que possibilitou, entre outras melhorias, a contratação de mais um médico oftalmologista. Com isso, são realizadas mensalmente na cidade cerca de 20 cirurgias de cataratas. A maioria dos pacientes atendidos é formada por cidadãos idosos. Atualmente, as cirurgias acontecem no Hospital Municipal de Emergência (foto), mas elas voltarão a acontecer em breve na Santa Casa. As informações a respeito do serviço foram atualizadas na manhã desta terça-feira, dia 10 de agosto, pelo secretário municipal de Saúde, Daniel Brito. Através das melhorias implementadas, segundo o secretário, “foi possível atender pacientes que aguardam pela cirurgia, garantindo também um fluxo mais constante do atendimento”. Brito destacou ainda que a Secretaria Municipal de Saúde oferece todo o apoio necessário aos médicos responsáveis pelo procedimento no Município. Com a reestruturação do serviço, Resende não precisou entrar no mutirão de cirurgias do Governo do Estado, o que na opinião do médico oftalmologista Diogo Balieiro Diniz, um dos responsáveis pelos procedimentos no município, “representa uma vantagem para os pacientes de Resende”. Isso porque, segundo ele, “ao realizar a cirurgia mais perto de casa, o paciente tem toda a assistência no pré-operatório e, principalmente, no pós-operatório”. De acordo ainda com o médico, “no mesmo dia da cirurgia, o paciente já retorna para casa e, no dia seguinte, tem o curativo retirado”. Visando ampliar ainda mais o número de pacientes atendidos, a Secretaria Municipal de Saúde já estuda a possibilidade de realizar um mutirão de cirurgias de catarata em Resende. Segundo Diogo Balieiro Diniz, a catarata diminui total ou parcialmente a visão, sendo a maior causa de cegueira do mundo. No entanto, ele ressalta que a perda de visão é reversível com a operação. - Ainda bem que estamos conseguindo realizar as cirurgias no município. Durante os anos de 2007 e 2008, Resende acumulou uma demanda reprimida, mas nós, médicos, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, estamos elaborando um plano de ampliação da oferta de cirurgias, para zerar a fila de espera – adiantou o médico, acrescentando que, em Resende, os profissionais envolvidos neste procedimento utilizam uma técnica mais moderna, de saco de emulsificação, que representa uma incisão menor do que a técnica comum.
Palavras chaves: SAÚDE