27/10/2010
Cine Vitória: desde o ano passado, palco de vários acontecimentos culturais
Em apenas 20 meses, Festival de Teatro atraiu mais de 20 mil pessoas ao local
Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR
O prefeito José Rechuan (DEM) destacou também que a aquisição do Cinema Vitória coincide com o trabalho realizado pela Prefeitura desde o ano passado visando valorizar o passado histórico da Praça Oliveira Botelho, logradouro onde o espaço se localiza.
Atualmente, a Prefeitura realiza nesta praça as obras de revitalização que fazem parte do Projeto Urbano Humano. E desde o ano passado, quando iniciou as conversações para a aquisição definitiva do cinema, a atual administração do município vem promovendo vários eventos populares no espaço, que era alugado ao Município.
Entre os eventos promovidos, o prefeito destacou a realização do Festival de Teatro de Resende (foto), o concurso que escolheu a Rainha e o Rei Momo do carnaval, a exposição de artistas plásticos sobre o período da cafeicultura na região e a programação alusiva às comemorações pelos 162 anos de elevação de Resende da categoria de vila para cidade (13 de julho).
Já o presidente da Casa da Cultura, André Whately, destacou que a aquisição do cinema acontece no mesmo momento em que a Prefeitura vem colocando em prática conquistas importantes para o segmento cultural.
A transferência da Biblioteca Municipal para o casarão ao lado da Igreja do Rosário; a recuperação da fachada do Paço Municipal; a reabertura da Escola de Música, acompanhada pela ampliação do número de alunos, que passou de cem para 320; e o lançamento do Projeto Aqui Tem Cultura nos bairros foram algumas das ações citadas por André Whately.
- Não há dúvidas de que a aquisição do Vitória é um reforço e tanto que mostra a determinação da Prefeitura em valorizar a cultura enquanto uma área de importância primordial para o desenvolvimento de uma população. Há anos se falava na possibilidade de o cinema passar a pertencer ao patrimônio do Município, mas só agora, durante a administração do prefeito José Rechuan, este sonho se torna uma realidade – complementou o presidente da Casa da Cultura.
Palavras chaves: TEATRO, MÚSICA E CARNAVAL