15/02/2013

Cidade Alegria recebe mutirão de limpeza contra dengue neste sábado

Ação tem como objetivo recolher materiais que podem acumular água

Cidade Alegria recebe mutirão de limpeza contra dengue neste sábado

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura realiza neste sábado, dia 16, o primeiro mutirão do ano de combate à dengue. O trabalho integrado das secretarias municipal de Saúde, Serviços Públicos e Obras, será realizado no bairro Cidade Alegria, das 8 às 15 horas. A ação tem como objetivo recolher das residências materiais que possam virar criadouro do mosquito transmissor da doença.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Lúcia Albuquerque, para este primeiro mutirão estarão trabalhando cerca de 45 funcionários, entre vigilantes sanitários, agentes comunitários e ajudantes, que estarão percorrendo as ruas do bairros. O serviço também contará com o auxílio de cinco caminhões e duas retroescavadeiras.

- Pedimos que os moradores colaborem com este trabalho, autorizando a entrada dos vigilantes, principalmente, aqueles moradores cuja residência ficam fechadas durante a semana - diz Lúcia.

Durante o mutirão, os profissionais estarão recolhendo lixos e entulhos, promovendo uma verdadeira faxina no bairro contra os focos do mosquito transmissor da dengue. Para que a ação tenha sucesso, a diretora de Vigilância Sanitária pede que todos os moradores coloquem nas calçadas todo o material existente em seu quintal que possa acumular água.

- Os moradores podem se desfazer de tudo aquilo que pode acabar virando criadouro do Aedes aegypti, ficando atento ao fato de que até saco plástico jogado no chão pode acumular água e receber larvas do inseto. É uma oportunidade para que eles afastem o perigo da doença de seu bairro e mantenham sua casa limpa - salienta Lúcia Albuquerque.

Os próximos mutirões acontecerão nos bairros Jardim Primavera III (dia 23/02), Toyota (dia 02/03), Morada do Contorno (09/03), Mirante da Serra (16/03), Baixada da Olaria (30/03), Itapuca (06/04), Vila Alegria (13/04), Vila Santa Isabel (20/04), Vila Julieta (27/04), Manejo (04/05), Vicentina (11/05), Santo Amaro (18/05) e Vila Moderna (25/05).

Paralelo aos mutirões nos bairros, os agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) seguem atuando diariamente no combate ao mosquito, priorizando os bairros com maior incidência da doença.

NÚMEROS DA DENGUE - Os primeiros dados fechados, do setor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, sobre casos de dengue, mostram que no mês de janeiro deste ano foram notificados 40 casos e apenas um confirmado. No mesmo período do ano passado, foram notificados 52 casos, e confirmados três.

Palavras chaves: DENGUE