05/12/2011

Cidade Alegria: posto de saúde da Avenida das Mangueiras tem novo horário

Atendimento médico no bairro é ampliado

Cidade Alegria: posto de saúde da Avenida das Mangueiras tem novo horário

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

A Secretaria Municipal de Saúde informou nesta segunda-feira, dia 05, que o horário de funcionamento da Unidade de Saúde da Cidade Alegria (foto) passou a ser de 8 às 17 horas (segunda a sexta-feira) e de 8 horas ao meio-dia (sábado e domingo). No caso dos fins de semana, a abertura desta unidade se destina à realização de curativos, nebulizações e aplicação de injeções, mediante a apresentação do receituário médico.

A mudança no horário de medicamento do posto, que funciona na Avenida das Mangueiras, ao lado do destacamento da Polícia Militar, se deve à inauguração há quase dois meses da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), localizada no Loteamento Nova Resende, próximo à entrada da Cidade Alegria. Com a entrada em funcionamento da UPA, cuja construção em Resende ocorreu por meio de uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado, os moradores da região da Grande Alegria passaram a ser atendidos nesta nova unidade em casos de emergência, durante 24 horas por dia.

O atendimento de emergência no posto da Avenida das Mangueiras foi desativado, o que possibilitou a transferência dos profissionais para o Pronto Atendimento da região do Paraíso. Este pronto atendimento foi inaugurado no sábado pelo prefeito José Rechuan (PP) e o secretário municipal de Saúde, Daniel Brito.

No começo do próximo ano, a Prefeitura planeja entregar à comunidade as obras de reforma e ampliação do posto de saúde da Avenida das Mangueiras, na Cidade Alegria, que se encontram em andamento. A Prefeitura já investiu pelo menos R$ 400 mil em serviços de melhorias nesta unidade. Entre as melhorias realizadas até agora estão reparos no sistema de energia elétrica e na rede hidráulica, adaptação do espaço, reforma geral e pintura. Este posto oferece atendimento médico nas seguintes especialidades: clínica geral, cirurgia pediátrica, cardiologia, dermatologia, ginecologia, neurologia, ortopedia, pediatria e urologia.

Com a inauguração das obras de reforma, o posto receberá um módulo do Programa Saúde da Família. Além disso, será instalado, no local, uma unidade do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), o que vai tornar a assistência neste setor mais perto dos moradores da Grande Alegria. Atualmente, para ter acesso a este serviço, as famílias desta região precisam se deslocar até o CEO situado no Centro de Resende, em frente ao Colégio Santa Ângela.

- As ações concretas da nossa administração na Grande Alegria mostram o quanto já fizemos para oferecer um atendimento humanizado e de qualidade aos moradores da Grande Alegria na área da saúde pública. Além da UPA e das melhorias implementadas no posto da Avenida das Mangueiras, esta região tem sido beneficiada com outras conquistas importantes, entre elas a construção da unidade de saúde da Baixada da Olaria, o início das obras do módulo do Programa Saúde da Família do conjunto habitacional Nova Alegria e a reforma geral da unidade de saúde do Jardim Primavera/Toyota - disse o prefeito José Rechuan.

Palavras chaves: SAÚDE