Obras e Serviços Públicos

18/02/2013

Cidade Alegria deve ganhar novo Calçadão

Proposta prevê área de lazer, pista de caminhada e de ciclovia, além de parque para as crianças

Cidade Alegria deve ganhar novo Calçadão

Crédito: Divulgação - SUA/PMR

A Prefeitura de Resende concluirá, nas próximas semanas, o projeto para construção de um calçadão na Avenida Perimetral Norte, no bairro Cidade Alegria. O planejamento da Secretaria Municipal de Arquitetura e Urbanismo prevê a reurbanização das margens do canal periférico que corta esta região e contempla também áreas de bairros vizinhos como Morada do Contorno e Toyota I, II e III.

- As melhorias abrangerão os dois lados do canal que serão totalmente revitalizados. O projeto inclui a construção de passarelas de acesso que vão interligar um lado ao outro do canal - explica o secretário da pasta, Ton Kneip.

Ao todo serão construídos, aproximadamente, três quilômetros de calçadão, a maior parte dele no trecho da Cidade Alegria. O piso será feito de pavimento intertravado de concreto, com rampas de acessibilidade para deficientes físicos, contando também com piso podotátil (específico para deficientes visuais).

O projeto prevê ainda a construção de áreas de lazer, pista de caminhada e de ciclovia, além de playground, academia de ginástica, novos postes de iluminação, quiosques, lixeiras e bancos. Trabalhos de paisagismo também estão na programação.

A obra está orçada em R$ 4 milhões e tão logo o projeto esteja concluído, a Prefeitura dará início ao processo de licitação para contratação da empresa que será responsável pelos serviços.

- O novo calçadão da Região da Grande Alegria será construído no mesmo padrão de obras que vem sendo desenvolvidas pela administração municipal, ou seja, aliando modernidade e qualidade de vida à população- ressalta o secretário.

A primeira etapa do projeto de reurbanização desta região foi iniciada no ano passado, com a duplicação da ponte que liga a Cidade Alegria à Morada do Contorno. Além disso, a Prefeitura realizou a revitalização do canteiro central da Avenida das Amendoeiras, que entre inúmeras melhorias incluiu a instalação de uma academia de ginástica ao ar livre para a população.

Palavras chaves: OBRAS