10/01/2012

Chuvas: Secretaria de Saúde realiza ações de prevenção contra doenças

Assistência Social está mobilizada para atender famílias afetadas por possíveis enchentes

Chuvas: Secretaria de Saúde realiza ações de prevenção contra doenças

Crédito: Jorge Trindade - ACOM PMR

O Plano de Contingências a Emergências da Prefeitura de Resende foi criado em dezembro de 2010 com a finalidade de coordenar, organizar e facilitar as ações dos órgãos públicos e privados, antes, durante e depois de desastres naturais. O Plano tem como meta prioritária preparar ações para atuar rapidamente em locais de alagamentos e enchentes. Na foto, o trabalho de desassoreamento realizado pela Prefeitura em mananciais da cidade. Ele reúne cinco secretarias municipais (Obras, Saúde, Educação, Assistência Social e Serviços Públicos); AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende); Superintendência de Transportes e Trânsito; e Guarda Municipal, entre outras instituições da Prefeitura. No caso de enchentes, a Secretaria Municipal de Saúde está preparada para atendimentos, como aplicação de vacinas contra tétano; avaliação da qualidade da água, feita pelo Serviço de Vigilância Sanitária; e ações realizadas por agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) contra dengue e leptospirose (doença provocada pela urina do rato). Já o trabalho da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos no atendimento a possíveis registros de famílias desabrigadas ou desalojadas é coordenado diretamente pela titular da pasta, Marly Ceccoline Cortona. - A Prefeitura vem com um esquema de trabalho preparado para esta época do ano, com o objetivo de minimizar os problemas causados pelos desastres naturais. Também contamos com a parceria importante do Governo do Estado, que sempre coloca à disposição estoque de materiais destinado ao atendimento das famílias – comenta o diretor da Defesa Civil, Lindomar Miranda.
Palavras chaves: EM ALERTA